É amanhã! Neste sábado, 'Falas Negras' provoca reflexão sobre o mundo do trabalho e a população negra

Divulgação Globo/Ronald Santos Cruz

Ana, Crystom, Geomar, Fátima e Negralinda. Cinco histórias, cinco talentos, cinco potências. Neste sábado, no dia mais importante do Novembro Negro, a Globo exibe o especial 'Falas Negras' que, com as trajetórias inspiradoras de seus protagonistas, lança um olhar para as pessoas que fazem a diferença em suas comunidades e, mesmo encarando dificuldades e às vezes não recebendo o devido reconhecimento, ajudam a construir o país dos seus sonhos. Na narrativa do especial, passado, presente e futuro estão entrelaçados, mirando novos e melhores horizontes, sem esmorecer a luta contra o racismo que persiste e nega oportunidades.
 
“A questão racial sempre esteve na minha trajetória profissional. Conheci o Henrique Matias nesse projeto e foi incrível. Tivemos uma parceria muito grande. Conseguimos pensar, juntos, uma equipe que é majoritariamente negra. E o mais incrível desse projeto é a força que ele tem no coletivo. A gente conseguiu se aquilombar e fazer um lindo trabalho em conjunto”, destaca a diretora Naína de Paula.
 
Durante as gravações, a equipe de produção percorreu os estados de Mato Grosso, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. O Museu de Arte do Rio, na capital carioca, abrigou no final de outubro o último dia de gravações que, além de reunir pela primeira vez os cinco protagonistas, contou com a participação de Alcione e Caio Prado, numa parceria musical inédita. As obras de dez artistas plásticos negros também contribuíram com esse momento emocionante. 
 
Para marcar a estreia, ações especiais vêm sendo realizadas na capital paulista. No sábado, dentro da sua programação para o Dia Nacional da Consciência Negra, a Vila Itororó, centro cultural vinculado à Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, vai fazer uma exibição do ‘Falas Negras’, a partir das 22h30, em mais uma edição do Cineclube Éden. A entrada é gratuita, e os participantes devem usar máscara e apresentar o comprovante de vacinação. A Vila Itororó fica na Rua Maestro Cardim, número 60, no bairro de Bela Vista. 
 
Além disso, em uma parceria entre a TV Globo e a Feira Preta, o maior evento de cultura e empreendedorismo negro da América, que chega a sua 20ª edição neste ano, de quinta-feira até hoje, o projeto Quebrada Viva realiza projeções a laser nas comunidades de Paraisópolis e Brasilândia, convidando o público para assistir ao especial.
 
O 'Falas Negras’ é dirigido por Naína de Paula e Henrique Matias, com roteiro de Igor Verde e Valéria Almeida, direção executiva de Rafael Dragaud e direção de gênero de Mariano Boni. A produção é de Beatriz Besser. O 'Falas Negras’ vai ao ar na TV Globo no sábado, 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, após ‘Um Lugar ao Sol’. Também será exibido no GNT, dia 22 de novembro, depois do ‘Papo de Segunda', e no dia 26 no Canal Brasil, às 19h10.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato