'Globo Repórter' faz passeio pelo Lago de Furnas, um dos maiores lagos artificiais do planeta

Reprodução

Uma viagem cheia de aventura, descobertas e emoção. O 'Globo Repórter' dessa sexta-feira, dia 26, navega por águas mineiras para revelar os mistérios de Furnas, um dos maiores lagos artificiais do planeta. Com 5.400km de extensão, o lago tem águas cristalinas, que chegam a atingir 100 metros de profundidade. “O lago tem uma cor verde-esmeralda linda, de doer o olho. A região tem ganhado cada vez mais destaque por conta da sua beleza e exuberância, mas também fazemos um alerta de que é preciso cuidar e preservar, para que todos possam desfrutar dela”, adianta a repórter Liliana Junger.
 
A aventura acontece por terra, por água e pelo ar. Por terra, o programa percorre trilhas pouco conhecidas em busca das cachoeiras da região de água cristalina. Navegando, o programa se depara com os cânions, formados por quartzitos, a famosa pedra São Tomé, que faz com que a água seja ainda mais cristalina. “Os cânions são paredões seculares que fazem uma moldura na paisagem de tirar o fôlego”, define a repórter. 
 
Pelo ar, a equipe do ‘Globo Repórter’ percorre a região a bordo de um passeio de balão e outro de asa-delta. “A bordo do balão, temos uma vista privilegiada do lago e somos invadidos por um silêncio, uma paz. A bordo da asa-delta, somos puxados por uma lancha e, quando estamos lá em cima, a corda solta e vamos plainando, aproveitando as correntes de ar. Uma das vistas mais incríveis que eu já tive”, conta Liliana Junger. O piloto do balão largou a carreira como executivo em São Paulo para voltar à terra onde passou a infância e o piloto da asa-delta veio do Rio de Janeiro, se encantou pela região e decidiu ficar. “É um reflexo da pandemia. Muita gente aproveitou esse período de isolamento para se refugiar em lugares bonitos e  aconchegantes”, acredita a repórter.
 
O Lago de Furnas foi criado no início da década de 60 quando toda a área, antes ocupada por fazendas, foi alagada para dar lugar ao lago artificial. “Fizemos um mergulho a 24 metros de profundidade para reviver o passado e conhecer os caçadores de ruínas, que vão em busca das casas que ficaram submersas. Vimos muros de casas antigas, portas, janelas, tanque e até fogão a lenha. Foi uma experiência emocionante, que exigiu técnica, estudo e planejamento antes e durante o mergulho”, conta Liliana.
 
O 'Globo Repórter' vai ao ar na noite de sexta-feira, dia 26, logo após a novela ‘Um Lugar ao Sol’.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato