Globo traz programação especial no mês da Consciência Negra

Divulgação Globo

Para celebrar o mês da Consciência Negra, Globo, GNT, OFF, Bis, Multishow e o Globoplay prepararam uma programação que convida o público a pensar sobre essa data tão carregada de significados, além de propor uma reflexão sobre o passado, o presente e o futuro. Além do especial ‘Falas Negras’, que chega à segunda edição, na TV Globo, e será exibido no dia 20, Dia Nacional da Consciência Negra, os canais vão oferecer filmes e séries sobre o tema. E a Plataforma Gente também preparou conteúdos especiais para fazer parte deste importante diálogo sobre racismo e valorização da negritude. Confira a programação completa:

Globo

O ‘Falas Negras’ celebra nesta edição a força e a potência do trabalho da população preta com as histórias inspiradoras de cinco personagens anônimos de diferentes cidades do país. São pessoas que fazem a diferença em suas áreas e nem sempre têm o devido reconhecimento. A edição deste ano propõe uma reflexão sobre a persistência de um imaginário que, geralmente, relaciona pessoas negras a profissões de salários mais baixos e de pouco reconhecimento. O especial vai ao ar na TV Globo no sábado, 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, após ‘Um Lugar ao Sol’. Também será exibido no GNT, dia 22 de novembro, logo após o Papo de Segunda, e no dia 26 no Canal Brasil, às 19h10.

No dia 21, o 'Domingão com Huck' conta a história de Raimundo José Leite. O jovem de 28 anos nasceu e vive no Quilombo Rampa, no interior do Maranhão e, em 2017, criou a “TV Quilombo", perfil nas redes sociais onde posta vídeos sobre a história da comunidade e seus moradores. Há sete meses, Raimundo conseguiu realizar outro sonho: fundou a rádio Quilombola FM 105.9, "A Medonha", sucesso na comunidade e em quilombos próximos. Todo o trabalho é feito voluntariamente por 35 jovens da região. Luciano e Raimundo fazem uma expedição ao Norte do Pará, região mais protegida da Amazônia e onde se concentram 80% das áreas de territórios quilombolas do país, para, em uma produção com a 'TV Quilombo', contar a história daquele lugar e mostrar como esses povos ajudam a preservar a floresta local.

A TV Globo irá exibir ainda uma seleção especial de filmes ao longo do mês da Consciência Negra. Em novembro, todas as sessões terão produções com protagonistas negros ou que abordem a temática negra. 

Quarta-feira - 03/11

Cinema Especial - 'Kings: Los Angeles em Chamas'  - Inédito na TV aberta 

Sábado - 06/11

Sessão de Sábado - 'Um Tira da Pesada'

Supercine - 'Obsessiva' 

Domingo - 07/11

Temperatura Máxima - 'Histórias Cruzadas'

Domingo Maior - 'Caçada ao Presidente'

Cinemaço - 'Diamante de Sangue'

Segunda-feira - 08/11 

Tela Quente - 'Creed II'

Terça-feira - 09/11

Sessão da Tarde - 'Intocáveis' 

Sábado - 13/11 

Supercine - 'Chocolate City' 

Domingo - 14/11 

Temperatura Máxima - 'Uma Família de Dois'

Domingo Maior - 'Marcando Território' 

Quarta-feira - 17/11 

Sessão da Tarde - 'Bem-Vindo à Marly-Gomont' - Inédito na TV aberta 

Quinta-feira - 18/11

Sessão da Tarde - 'Tudo e Todas as Coisas'

Sexta-feira - 19/11

Sessão da Tarde - 'MIB Homens de Preto 2'

Sábado - 20/11 (Dia da Consciência Negra)

Sessão de Sábado - 'Mudança de Hábito 2: Mais Loucuras no Convento' 

Supercine - 'Doutor Gama' - Inédito na TV aberta  

Domingo - 21/11

Temperatura Máxima - 'Pantera Negra'

Domingo Maior - 'O Protetor'

Segunda-feira - 22/11

Tela Quente - 'Educação'

Quarta - 24/11

Sessão da Tarde - 'Mãos Talentosas - A História de Bem Carson' 

Sábado - 27/11

Supercine - 'Sobre Ontem à Noite'

Domingo - 28/11 

Domingo Maior - 'Dupla Explosiva'

Cinemaço - 'O Sequestro do Metrô 1 2 3'

Segunda - 29/11 

Sessão da Tarde - 'Beleza Oculta'

Tela Quente - 'Infiltrado na Klan'

Multishow, Bis e Canal OFF

Para celebrar o mês da Consciência Negra, os canais Multishow, Bis e OFF se uniram na Corrente Bem Preta, iniciativa que se desdobra nas redes sociais dos canais e em sua programação, com o objetivo de fortalecer as referências de negritude e trazer novos nomes de artistas negros para o público. 

No Multishow, a Corrente é encabeçada pelos apresentadores do Trace Trends, Babu Santana, João Luiz Pedrosa, Xan Ravelli e Alberto Pereira Jr, além disso, grandes personalidades negras do humor e da música também participam da iniciativa com indicações de outros artistas. Na tarde do dia 20, a partir das 14h, a programação do canal contará com uma maratona de shows de Gilberto Gil e Iza e entrevistas com Babu Santana, Jojo Todinho, Lázaro Ramos e Tati Quebra Barraco.   

No canal Bis, grandes artistas negros brasileiros indicarão novos nomes da música em pílulas durante a programação. No dia 6 de novembro, o público poderá conferir no canal a estreia da inédita série documental “Wu-Tang Clan: Of Mics And Men”, com a exibição de novos episódios todos os sábados, a partir das 20h30. Por meio de muitos depoimentos e imagens de arquivo, a série vai além da música e debate os assuntos político-sociais que o famoso grupo de rap trouxe em sua carreira e que seguem sendo atuais nos dias de hoje. Na sequência o público confere shows especiais de grandes artistas da cultura negra nacional e internacional, como Marvin Gaye, Elza Soares, Teresa Cristina, Samba de Santo, Jimi Hendrix , Seu Jorge, entre outros. 

No canal OFF, ao longo do mês de novembro, o público poderá conferir conteúdos sobre o Dia da Consciência Negra. No dia 20 de novembro, a partir das 18h, o especial #CorrenteBemPreta traz grandes nomes do esporte falando sobre suas referências e inspirações. O público poderá assistir a séries e documentários que trazem o protagonismo negro, entre eles, “Janaínas: Deusas do Mar”, “The Blackboard”, “5 anos de Ademáfia”, “Surf Girls Jamaica”, “Derek Rabelo: Além do que os olhos podem ver”, além do inédito “Encouraged”, documentário que mostra a história de Courage Adams e a relação com sua comunidade na Nigéria. 

GNT

Segunda - 01/11

Sobre Nós, logo após o Papo de Segunda - O documentário aborda a afetividade entre mulheres negras através do resgate de memórias e faz um mergulho em suas trajetórias individuais e coletivas, a partir de depoimentos de 11 brasileiras de diferentes origens, idades e vivências. 

Sexta - 05/11

Sexta Black – 2ª Temporada, dois episódios inéditos por semana, às sextas, à 0h30 e 01h - Apresentado por Luana Genót, diretora-executiva do ID_BR e colunista. Com a exibição de dois episódios inéditos por semana, às sextas, à 00h30 e 01h, o programa traz especialistas e convidados como Emílio Dantas, Luana Xavier, Ana Hikari, Érica Malunguinho e Katu Mirim para debaterem temas como família, gênero e sexualidade, e evidenciar ao público problemáticas experienciadas por esses grupos. 

Segunda - 08/11

Mulheres Guerreiras com Lupita Nyong'o, logo após o Papo de Segunda - No filme, a renomada atriz visita o Benin para descobrir a inspiração das guerreiras de elite que protegiam o rei no filme “Pantera Negra”, da Marvel, no qual ela fez o papel de Nakia. 

Domingo - 14/11

O Enigma da Energia Escura, aos domingos, às 23h30 - Apresentada por Emicida e produzida por Evandro Fióti por meio da Laboratório Fantasma, a série documental propõe reflexões fundamentais do ponto de vista da negritude.

Segunda - 15/11

Policiando A Polícia, logo após o Papo de Segunda - O documentário explora as questões de raça, policiamento e a luta para responsabilizar os departamentos. Na atração, gravada pouco tempo depois do assassinato de George Floyd em 2020, a escritora nova-iorquina Jelani Cobb examina as perspectivas de reforma e retorna ao caso de um departamento problemático que visitou pela primeira vez em 2016.

Segunda - 22/11

Falas Negras, logo após o Papo de Segunda - O especial traz 22 depoimentos reais de pessoas como Mandela, Martin Luther King e Marielle Franco, que lutaram contra o racismo e pela liberdade, a favor da justiça.

SporTV

No SporTV, Marcelo Barreto comanda uma série de debates motivados pelo Dia da Consciência Negra. Entre os dias 15 e 19 de novembro, o programa ‘Redação SporTV’, que vai ao ar às 10h, recebe diariamente convidados negros para falar sobre suas histórias de protagonismo. Entre eles, a ex-surfista profissional e jornalista Érica Prado, que produziu a série ‘Janaínas: Deusas do Mar’, exibida pelo Canal Off, em que cinco surfistas negras narram suas trajetórias de vida; e a montanhista Aretha Duarte, a primeira mulher negra latino-americana a chegar ao topo do Everest.

GLOBOPLAY

O filme ‘Doutor Gama’, dirigido por Jeferson De, acompanha a vida de Luiz Gama, poeta, jornalista e advogado que libertou mais de 500 pessoas vítimas da escravidão no século XIX. Baseado na biografia de Luiz Gama, o longa traz no elenco César Mello, Angelo Fernandes e Pedro Guilherme como o protagonista. Já ‘Trace Trends’ é um show de variedades com o melhor da cultura afrourbana de todos os cantos e periferias: música, arte, diversidade, empreendedorismo, tendências, estilo e mais sob o comando de Babu Santana, João Luiz Pedrosa, Xan Ravelli, Ad Júnior e Alberto Pereira Jr. ‘Small Axe’ apresenta cinco histórias que retratam as tensões raciais no Reino Unido entre os anos de 1960 e 1980 e abordam situações que vão desde a luta por direitos até a violência policial contra negros. Todos os títulos podem ser conferidos no trilho temático a seguir: https://globoplay.globo.com/categorias/para-ver-no-dia-da-consciencia-negra/ 

Plataforma Gente

No Mês da Consciência Negra, a Plataforma Gente preparou conteúdos especiais para fazer parte deste importante diálogo sobre racismo e valorização da negritude. No dia 09 de novembro, será publicado Questões Racistas e Seus Contextos, material escrito por um grupo de produtores de conteúdo que acompanha estudos e pesquisas sobre esses temas e como eles impactam a sociedade. O texto busca responder dúvidas que surgem e precisam ser entendidas dentro de um contexto histórico para que possamos avançar neste debate. As perguntas foram formuladas com base na observação dos autores em debates e em rodas de conversa com este foco.  

No dia 11, a plataforma publicará “As histórias que a História não conta”. Escrito por Felipe Sá, o texto busca, após muitas décadas de personagens, autores e histórias que visavam apenas o ponto de vista eurocêntrico, apresentar a vida e a obra de 4 grandes escritores negros brasileiros – e que deveriam estar sempre não apenas nas grades escolares e acadêmicas, mas também na cabeceira e na mente de todos nós.

No dia 17, será a vez de Negritudes em potência, baseado na pesquisa Negritudes 21, um trabalho colaborativo e de curadoria de conteúdo da Globo e do Instituto Box 1824. O estudo traça um panorama da população negra no Brasil, a partir de uma curadoria de informação que aponta tendências de comportamento e iniciativas que se configuram na atualidade. A ideia é valorizar a potência da negritude e destacar a força dessa identidade sob a perspectiva do ser brasileiro.

A plataforma Gente tem conteúdo próprio e atualizado sobre hábitos e comportamentos dos brasileiros. Onde todos têm acesso livre e fácil a pesquisas e estudos em diversos formatos. Pode ser acessada em https://gente.globo.com/

Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem