Minas Gerais é o destino do próximo episódio de CNN Viagem e Gastronomia

Divulgação

CNN Viagem e Gastronomia, que vai ao ar no no próximo sábado (20), às 21h, tem como tema ''Minas Gerais: Onde arte e história se reúnem à mesa''. No episódio Daniela Filomeno mostra toda a tradição histórica do estado e a culinária mineira. 

A jornada do programa tem início pela capital, Belo Horizonte. A cidade foi eleita a “Cidade Criativa da Unesco pela Gastronomia” e a produção da CNN Viagem & Gastronomia mostra o motivo da escolha.  No “Geraldo”, conhecido como “Rei do Torresmo”, as grandes atrações são o famoso torresmo, apelidado de “lagosta mineira”, e a pururuca, conhecida como o camarão de lá. O sucesso do local é tão grande que o proprietário afirma vender, diariamente, até 50 quilos de carne de porco.

Daniela Filomeno visita o restaurante Xapuri, o “queridinho” da apresentadora e influenciadora. O proprietário do local conta a história do estabelecimento que passou de geração em geração e tem como marca uma comida “sofisticada na simplicidade”. Um convite à culinária criativa.

Após essa celebração da gastronomia mineira, no Xapuri, o “CNN Viagem e Gastronomia” vai para o que tem de mais descolado e jovem em Minas Gerais: o Mercado Novo. No local, a produção conhece o “Bar da Loira”, o único bar gerenciado por uma mulher no Mercadão. Ali também é possível encontrar as revelações da nova gastronomia e de pequenos produtores da região. É ideal para happy hour e faz jus ao título que BH recebeu como a “Capital Mundial dos Bares”. Daniela prova cachaças locais e entradas criativas, como uma espécie de canapé de língua de boi. 

Além de oferecer uma boa comida, Minas Gerais também conta com ótimas opções de hospedagem. Uma das escolhas foi o Hotel Fasano, em Belo Horizonte. No espaço, os móveis são de artistas da região. Os quartos são sofisticados e confortáveis. Além disso, eles prezam a valorização da comida local. O prato escolhido durante a estada foi uma mistura de comida mineira com culinária italiana: um ravióli recheado de galinha d’angola, com fonduta de queijo e molho. 

Os queijos da região também são pauta do episódio. No programa desta semana, uma conversa com o jornalista gastronômico Eduardo Girão. Ele prepara uma degustação para a equipe e fala sobre a variedade dos queijos do estado: são cerca de 30 tipos de queijos diferentes em 20 regiões distintas.

O programa também conta com uma parte cultural: Inhotim. O instituto, que já tem 15 anos, foi idealizado por Bernardo Paz. Tudo começou na fazenda dele, com o sonho de transformar o local em um espaço de arte contemporânea. O sonho ganhou formas ainda maiores e, hoje, o espaço é considerado o maior museu a céu aberto do mundo. Segundo a apresentadora, “Inhotim é um local para ser degustado com calma”.

O último  destino do programa é o Santuário do Caraça. Um local que tem hospedagem, santuário, biblioteca, catacumbas, foi um colégio e abriga muita história!  Daniela Filomeno fica hospedada no quarto em que D. Pedro II também esteve. Lá, vivencia todas as experiências sugeridas, aprende a fazer um pudim tradicional, chamado “Pudim de Gabinete”, e mergulha na história de cada cômodo do local. 

O Santuário fica na Serra do Caraça, nos biomas de Cerrado e Mata Atlântica, o que favorece a presença de diversos animais no local. Entre eles, o Lobo Guará merece destaque. No programa, Daniela conta a história do Padre Tobias e a relação com o animal. E até hoje o lobo aparece. Mas não é sempre. Será que a equipe deu sorte de encontrar o animal?

* O “CNN Viagem & Gastronomia”, com Daniela Filomeno, vai ao ar no sábado, às 21 horas, logo após o “Jornal da CNN – Edição de Sábado”, pela CNN Brasil. Horários alternativos: sábado (04h50), domingo (13h, 18h e 02h20) e no youtube on demand após a exibição do episódio original.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato