No Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, uma lista de podcasts que aprofundam o debate

Reprodução

Nesta quinta (25) é dia de falar sobre uma importante data que se torna cada vez mais urgente. Instituído pela ONU em 1999, o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher tem como missão alertar sobre as múltiplas formas de agressão e violação dos direitos femininos. Para alimentar o debate e fazer refletir, preparamos uma lista de podcasts, todos eles disponíveis no Globoplay, que mergulham no tema, trazendo histórias reais de vítimas, depoimentos de especialistas e dados que trazem um detalhamento sobre a abrangência do cenário no Brasil. Os números são alarmantes e o feminicídio cresceu exponencial a partir da pandemia, tornando o debate ainda mais necessário.

Abaixo a seleção de podcasts, todos eles apresentados e assinados por mulheres, com episódios que valem a pena o play.

Abuso

Em uma série de seis episódios, a jornalista Ana Paula Araújo, apresenta ‘Abuso’, adaptação em podcastde seu livro lançado há um ano ‘Abuso: A cultura do estupro no Brasil’. O programa em áudio traz entrevistas e depoimentos inéditos, tanto de vítimas quanto de especialistas. A equipe do projeto, formada majoritariamente por mulheres, foi a responsável pela produção e mapeamento de personagens inéditos para o podcast, além do levantamento de informações e dados sobre abuso e violência sexual. A narrativa do podcast é inspirada no princípio de que muitas histórias se cruzam a partir de uma única denúncia, quando as vítimas passam a se reconhecer por meio de outras acusações. A versão em áudio é uma produção original do jornalismo Globo em parceria com a Rádio Novelo e está disponível no Globoplay, G1 e Deezer.

Mamilos

Em uma minissérie em cinco episódios sobre violência contra a mulher, o especial assinado pelo podcast tem com objetivo trazer informações e reflexões para evitar relacionamentos abusivos, reconhecer se estiver vivendo violência e encontrar força e inspiração para romper o ciclo. A série envolveu um extenso trabalho de pesquisa, presença de especialistas e as apresentadoras Cris Bartis e Ju Wallauer fizeram uma imersão, passando alguns dias em um abrigo para mulheres que sofreram violência, onde conviveram, entrevistaram e conheceram de perto a história de algumas delas. O podcast Mamilos está disponível no Globoplay, B9 e nas principais plataformas de áudio.

Prazer, Renata

As atrizes Débora Nascimento, Mariana Xavier e Zezé Motta debatem sobre homens tóxicos no podcast Prazer, Renata’, podcast original do G1 apresentado pela jornalista Renata Ceribelli. No bate-papo franco, elas contam como o machismo atravessa gerações e destrói a autoestima das mulheres.Também dão conselhos para reconhecer e sair de uma relação que não faz bem. Todas, em algum momento da vida, já passaram por um relacionamento tóxico e contam como deram a volta por cima. Disponível no Globoplay e nas principais plataformas de áudio.

O Assunto

A cada minuto de 2020, o Brasil registrou uma denúncia de agressão dentro de casa. E, a cada dia, mais de 600 vítimas foram à delegacia denunciar. Uma realidade agravada por duas circunstâncias da pandemia: mais tempo de exposição ao agressor sob o mesmo teto e menos autonomia financeira. Neste episódio do podcast, a repórter da Globo Bruna Vieira compartilha as descobertas que fez ao acompanhar as histórias de algumas dessas mulheres. Renata Lo Prete conversa também com a socióloga Samira Bueno, diretora do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Ela destaca a importância de combater a vulnerabilidade socioeconômica das vítimas, como forma de romper o ciclo de violência. Original do G1, o podcast está disponível no Globoplay e nas principais plataformas de áudio.

Fala, Emancipade

A dependência financeira é um dos principais fatores que impede as mulheres de conseguirem se livrar de relações abusivas. Por isso, dois episódios do podcast apresentado pela educadora financeira Amanda Dias, que tratam sobre empreendedorismo para mulheres e as dificuldades que elas enfrentam em relação às finanças estritamente ligadas ao seu gênero, são boas pedidas. No episódio #06, intitulado ‘Empreendedorismo para mulheres reais’, a apresentadora convida a refletir sobre os diversos contextos e desafios que cercam a saga de ter um negócio próprio no Brasil de 2021. Como convidada, ela recebe Ítala Herta, consultora e empreendedora. Já no episódio #10, ‘A mulher não tem um segundo de paz’, ela recebe Júlia Abi-Sâmara, criadora da plataforma @as.investidoras, para falar sobre os salários menores atribuídos ao gênero, a má fama de as mulheres não saberem lidar com dinheiro e ainda precisarem fazer malabarismos com orçamentos apertados para dar conta da casa, do empreendimento e dos cuidados pessoais.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato