Série do Curta! sobre a imersão do público no entretenimento ganha The New York Emmy

Divulgação Curta!On

No último sábado, 30, ocorreu a 64ª edição do The New York Emmy, tradicional premiação que celebra o melhor da programação televisiva novaiorquina. Uma das vencedoras do prêmio, na categoria ''Artes/Entretenimento de Longa Duração'' (maior que dez minutos), foi a série ''Immersive.World''. No Brasil, a produção é exclusiva do Curta! e vem sendo exibida tanto pelo canal linear, na TV paga, bem como está disponível em sua plataforma de streaming, o Curta!On – Clube de Documentários. Em Nova York, é exibida pelos canais WLIW21 e All Arts.

O foco da série são os espetáculos sem palco e sem poltronas, em que a plateia se mistura com os atores em cena. Essa modalidade de entretenimento imersivo vem ganhando atenção no mercado internacional, sobretudo após o enorme sucesso de peças como “Sleep No More” e “The Great Comet”, ambas encenadas em Nova York.

Dirigida por Guto Barra, a produção mostra um panorama completo dessas novas possibilidades de entretenimento e analisa as novas tendências desse tipo de arte nos Estados Unidos. Em cada episódio, a série mergulha em um caminho diferente e mostra o impacto causado pela experiência de estar imerso numa história ou numa obra de arte. Além do rompimento da quarta parede, por vezes também são rompidas as barreiras entre ficção e realidade.

A série também explora as diferentes possibilidades de montagem desses espetáculos imersivos, que não necessariamente são realizados em teatros: podem ocorrer em galpões abandonados, museus e até mesmo em casas e apartamentos. As inovações tecnológicas da arte imersiva, para além do teatro, também são foco da série, que apresenta galerias digitais, instalações interativas, projeções, esculturas de luz e arte cinética.

São dez episódios: “Teatro Imersivo / Performes”; “Arte Imersiva / Galerias Digitais”; “Teatro Imersivo / Música”; “Imersão / Não Ficção”; “Teatro Imersivo / Intimidade”; “Imersão, Fantasia e Storytelling”; “Arte Fora da Caixa / Imersão e Museus”; “Arte Imersiva / Entrando na Luz”; “Teatro Imersivo / Novos Caminhos” e “Experimentação & Arte”.

Ciceroneando essa viagem pela arte imersiva, Guto Barra apresenta os depoimentos de atores, diretores, performers, bailarinos e demais artistas. Entre os espetáculos e instalações de arte analisados estão o próprio “Sleep No More” — inspirado em “MacBeth”, de Shakespeare —, “Here Lies Love” — baseado no álbum musical de David Byrne e Fat Boy Slim —, “The Raven” — que se passa no interior de uma mansão — e “Broken Bone Bathtub” — apresentado para pequenos grupos de pessoas em banheiros de apartamentos reais.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato