Sistema Solar, buracos negros, turismo espacial e extraterrestres com Sérgio Sacani no ''The Noite''

Divulgação Lourival Ribeiro/SBT

O ''The Noite'' desta sexta-feira (26) traz Sérgio Sacani, responsável pelo canal brasileiro de notícias sobre astronomia, Space Today. O canal é composto por um blog, um canal no YouTube para divulgação científica e lives de lançamentos de foguetes. O convidado também comanda o Podcast "Ciência Sem Fim".

Sérgio é formado em Geofísica pela USP, com mestrado e PhD pela Unicamp. A paixão de Sérgio pela astronomia vem de 1985, por ocasião da passagem do cometa Hall.

O entrevistado dá uma aula sobre o Sistema Solar, ele explica que existem planetas sólidos, planetas gasosos e planetas congelados. Os planetas gasosos, como Júpiter e Saturno, não são inteiramente compostos por gás, há um núcleo sólido. Os anéis de Saturno são compostos por fragmentos de rochas e gelo.

Sérgio gosta muito de Plutão e defende que tem que ser planeta. Plutão deixou de ser planeta em 2006, em uma votação no congresso da União Astronômica Internacional, depois da apresentação de novas evidências sobre corpos celestes na mesma órbita de Plutão. Ele afirma que ainda não é consenso que Plutão não deva ser classificado como planeta e que todo ano o assunto volta à pauta.

No Sistema Solar, o geofísico acha que a origem da Lua e o núcleo de Júpiter são as coisas mais fascinantes. Já no universo em geral, são para ele, os buracos negros.

Ele acredita que estamos cada vez mais próximos da resposta sobre a vida fora da Terra.

Sérgio conta que a ida do homem à Lua, inicialmente, teve a ver com a Guerra Fria e a geopolítica. Depois que os Estados Unidos "venceram" a corrida, o interesse acabou.

Sacani fala que o turismo espacial é como uma nova "Guerra Fria", mas entre bilionários. Declara que o turismo espacial é importante, já que há financiamento e todo o desenvolvimento tecnológico pode ser usado em missões científicas. E conclui que ainda vai demorar bastante para se tornar popular, em especial por conta do custo.

O The Noite é apresentado por Danilo Gentili e vai ao ar de segunda a sexta-feira, no SBT. Hoje, a partir de 00h30.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato