Bom Velhinho tira folga para dar lugar ao assustador Pelznickel, o Papai Noel do Mato, no The Noite

PROGRAMA DE QUINTA-FEIRA (23):

Divulgação Lourival Ribeiro/SBT

Sueko, Zé Maguinho, Tom de Moletom, Bin Laden de Osasco e Confuso Sobrinho. É o Natal com a turma do quadro Anhanguera Connection. O programa desta quinta-feira (23) consiste basicamente em perguntas do Danilo Gentili para o elenco do Anhanguera Connection. 

Eles respondem como é o Natal na casa deles. Respondem se estão mais ansiosos para a Copa do Mundo ou para as eleições. Se acreditam que vai ter Carnaval ano que vem. E suas promessas e objetivos no Ano-Novo. 

Os convidados reagem sobre as notícias de 2021, como: aumento do preço da gasolina; preço da carne; o serial killer Lázaro; Olimpíadas de Tóquio; Palmeiras tricampeão da Libertadores e a variante Ômicron do Coronavírus.

PROGRAMA DE SEXTA-FEIRA (24):

Divulgação Lourival Ribeiro/SBT

Já na sexta-feira (24), véspera de Natal, Danilo Gentili recebe Fabiano Siegel, presidente da Sociedade Pelznickel de Guabiruba (SC). Pelznickel também é conhecido como "Papai Noel do Mato". De acordo com a crença, ele é ajudante de São Nicolau. O Pelznickel sai às ruas nos dias 6 e 24 de dezembro para dar uma lição nas crianças bagunceiras. É uma tradição alemã, trazida pelos imigrantes. 

"Pelz" significa pelos ou pelagem e "Nickel" é diminutivo de Nicolau.  A figura folclórica com máscara assustadora, chifres e barba longa, veste trapos, palhas e matos, carregando chicotes e instrumentos barulhentos. Diz a lenda que São Nicolau ia às casas acompanhado de andarilhos com intuito de recompensar os bonzinhos e exigir obediência daqueles que não tiveram bom comportamento durante o ano. As crianças são obrigadas a entregar as chupetas e mamadeiras para o Pelznickel, e nunca mais pegam de volta.

Além dos Pelznickels e de São Nicolau existem alguns outros personagens que participam do festival e dos desfiles, como Cristkindl, que são mulheres que saem com vestes de casamento distribuindo presentes. Cristkindl significa menino Jesus. A criatura tem provavelmente origem luterana.

Fabiano começou a fazer o Pelznickel aos 12 anos, quando perdeu o medo do monstro. A tradição foi perdendo força, criaram então a Sociedade Pelznickel para reviver o costume. A prática existiu também em outras cidades como Brusque e Blumenau, mas perdeu-se com o tempo e hoje só existe em Guabiruba. A Sociedade Pelznickel de Guabiruba foi criada no começo dos anos 2000 e é formada por cerca de 80 integrantes. 

Há 10 anos existe o Pelznickelpaltz, um festival idealizado para a apresentação do Pelznickel para atender a demanda dos turistas, que não encontravam as criaturas nas ruas. O grupo fez um espaço onde os monstros ficam fixos nos dois primeiros finais de semana de dezembro. No dia 24 fazem a parada e os desfiles pela cidade. 

Para Fabiano Siegel, os Pelznickels marcam o natal na memória das crianças, que hoje só ganham presentes e não criam vínculo com a data.

 O The Noite é apresentado por Danilo Gentili e vai ao ar de segunda a sexta-feira, no SBT. Hoje, a partir de 00h45. E na sexta-feira (24), a partir de 00h30.
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem