Bom Velhinho tira folga para dar lugar ao assustador Pelznickel, o Papai Noel do Mato, no The Noite

PROGRAMA DE QUINTA-FEIRA (23):

Divulgação Lourival Ribeiro/SBT

Sueko, Zé Maguinho, Tom de Moletom, Bin Laden de Osasco e Confuso Sobrinho. É o Natal com a turma do quadro Anhanguera Connection. O programa desta quinta-feira (23) consiste basicamente em perguntas do Danilo Gentili para o elenco do Anhanguera Connection. 

Eles respondem como é o Natal na casa deles. Respondem se estão mais ansiosos para a Copa do Mundo ou para as eleições. Se acreditam que vai ter Carnaval ano que vem. E suas promessas e objetivos no Ano-Novo. 

Os convidados reagem sobre as notícias de 2021, como: aumento do preço da gasolina; preço da carne; o serial killer Lázaro; Olimpíadas de Tóquio; Palmeiras tricampeão da Libertadores e a variante Ômicron do Coronavírus.

PROGRAMA DE SEXTA-FEIRA (24):

Divulgação Lourival Ribeiro/SBT

Já na sexta-feira (24), véspera de Natal, Danilo Gentili recebe Fabiano Siegel, presidente da Sociedade Pelznickel de Guabiruba (SC). Pelznickel também é conhecido como "Papai Noel do Mato". De acordo com a crença, ele é ajudante de São Nicolau. O Pelznickel sai às ruas nos dias 6 e 24 de dezembro para dar uma lição nas crianças bagunceiras. É uma tradição alemã, trazida pelos imigrantes. 

"Pelz" significa pelos ou pelagem e "Nickel" é diminutivo de Nicolau.  A figura folclórica com máscara assustadora, chifres e barba longa, veste trapos, palhas e matos, carregando chicotes e instrumentos barulhentos. Diz a lenda que São Nicolau ia às casas acompanhado de andarilhos com intuito de recompensar os bonzinhos e exigir obediência daqueles que não tiveram bom comportamento durante o ano. As crianças são obrigadas a entregar as chupetas e mamadeiras para o Pelznickel, e nunca mais pegam de volta.

Além dos Pelznickels e de São Nicolau existem alguns outros personagens que participam do festival e dos desfiles, como Cristkindl, que são mulheres que saem com vestes de casamento distribuindo presentes. Cristkindl significa menino Jesus. A criatura tem provavelmente origem luterana.

Fabiano começou a fazer o Pelznickel aos 12 anos, quando perdeu o medo do monstro. A tradição foi perdendo força, criaram então a Sociedade Pelznickel para reviver o costume. A prática existiu também em outras cidades como Brusque e Blumenau, mas perdeu-se com o tempo e hoje só existe em Guabiruba. A Sociedade Pelznickel de Guabiruba foi criada no começo dos anos 2000 e é formada por cerca de 80 integrantes. 

Há 10 anos existe o Pelznickelpaltz, um festival idealizado para a apresentação do Pelznickel para atender a demanda dos turistas, que não encontravam as criaturas nas ruas. O grupo fez um espaço onde os monstros ficam fixos nos dois primeiros finais de semana de dezembro. No dia 24 fazem a parada e os desfiles pela cidade. 

Para Fabiano Siegel, os Pelznickels marcam o natal na memória das crianças, que hoje só ganham presentes e não criam vínculo com a data.

 O The Noite é apresentado por Danilo Gentili e vai ao ar de segunda a sexta-feira, no SBT. Hoje, a partir de 00h45. E na sexta-feira (24), a partir de 00h30.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato