CNN Brasil conquista Prêmio dos Direitos Humanos de Jornalismo 2021

Divulgação

A CNN Brasil foi a grande vencedora do Prêmio dos Direitos Humanos de Jornalismo 2021, com o programa “Séries Originais”. Na categoria "Televisão'', o canal conquistou o primeiro lugar com a série “Sociedade da Intolerância”, que abordou diversas formas de preconceito no Brasil. A série foi exibida em agosto deste ano, com  três episódios: “Os ataques às religiões", “Racismo e Xenofobia” e “Homotransfobia”. Os repórteres mostram como comunidades inteiras são afetadas pelos discursos de ódio e separação.

O canal conquistou, também, o terceiro lugar com a série “O Futuro da Alimentação”, exibida em dezembro de 2020. Os episódios falam sobre o consumo e as novas opções de produção de alimentos para enfrentar o aumento da demanda que, segundo a  Organização das Nações Unidas (ONU), deve triplicar até 2030, para alimentar dez bilhões de pessoas no mundo. 

Além disso, a CNN Brasil ganhou menção honrosa com a série “Submersos: A Exploração da Malva”, gravada na Amazônia.  Os episódios revelam a cadeia de exploração de trabalhadores que realizam a extração de fibras da malva. O material é usado, principalmente, na fabricação de sacos para embalar o café exportado pelo país e pela indústria automotiva.

Na categoria "Documentário'', a CNN Brasil conquistou o terceiro lugar com a série “Transamazônica: 50 anos”. Para a gravação dos cinco episódios, a equipe realizou 23 viagens pela rodovia que atravessa a Floresta Amazônica. Os repórteres contam como vivem indígenas, ribeirinhos, caminhoneiros e pescadores no entorno da rodovia. E mostram com exclusividade o transporte ilegal de madeira extraída das terras indígenas, o drama das pessoas que vivem em terrenos sem documentação, o comércio clandestino e a grilagem das terras, que geram violência e medo.

Esta é a 38ª edição anual do Prêmio de Direitos Humanos de Jornalismo, concedido pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH), com a colaboração da Ordem dos Advogados do Brasil/RS e a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (ARFOC-RS). O objetivo é estimular o  trabalho dos profissionais de jornalismo na denúncia de violações dos Direitos Humanos na América do Sul.
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem