CNN Brasil conquista Prêmio dos Direitos Humanos de Jornalismo 2021

Divulgação

A CNN Brasil foi a grande vencedora do Prêmio dos Direitos Humanos de Jornalismo 2021, com o programa “Séries Originais”. Na categoria "Televisão'', o canal conquistou o primeiro lugar com a série “Sociedade da Intolerância”, que abordou diversas formas de preconceito no Brasil. A série foi exibida em agosto deste ano, com  três episódios: “Os ataques às religiões", “Racismo e Xenofobia” e “Homotransfobia”. Os repórteres mostram como comunidades inteiras são afetadas pelos discursos de ódio e separação.

O canal conquistou, também, o terceiro lugar com a série “O Futuro da Alimentação”, exibida em dezembro de 2020. Os episódios falam sobre o consumo e as novas opções de produção de alimentos para enfrentar o aumento da demanda que, segundo a  Organização das Nações Unidas (ONU), deve triplicar até 2030, para alimentar dez bilhões de pessoas no mundo. 

Além disso, a CNN Brasil ganhou menção honrosa com a série “Submersos: A Exploração da Malva”, gravada na Amazônia.  Os episódios revelam a cadeia de exploração de trabalhadores que realizam a extração de fibras da malva. O material é usado, principalmente, na fabricação de sacos para embalar o café exportado pelo país e pela indústria automotiva.

Na categoria "Documentário'', a CNN Brasil conquistou o terceiro lugar com a série “Transamazônica: 50 anos”. Para a gravação dos cinco episódios, a equipe realizou 23 viagens pela rodovia que atravessa a Floresta Amazônica. Os repórteres contam como vivem indígenas, ribeirinhos, caminhoneiros e pescadores no entorno da rodovia. E mostram com exclusividade o transporte ilegal de madeira extraída das terras indígenas, o drama das pessoas que vivem em terrenos sem documentação, o comércio clandestino e a grilagem das terras, que geram violência e medo.

Esta é a 38ª edição anual do Prêmio de Direitos Humanos de Jornalismo, concedido pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH), com a colaboração da Ordem dos Advogados do Brasil/RS e a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (ARFOC-RS). O objetivo é estimular o  trabalho dos profissionais de jornalismo na denúncia de violações dos Direitos Humanos na América do Sul.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato