Dossiê Venezuela: Câmera Record apresenta registros exclusivos da crise econômica e social que atinge o país

Divulgação

No documentário Dossiê Venezuela, o Câmera Record deste domingo, 05/12, traz um panorama da situação do país, que vive uma das mais graves crises econômicas e sociais de sua história.  O programa mostra o empobrecimento da população, a fome que assola o país, o desabastecimento de produtos, o fenômeno da emigração em massa e a censura na imprensa.

De acordo com projeções do Fundo Monetário Internacional, a Venezuela deve terminar o ano de 2021 como a região mais pobre da América Latina. Uma nação que tem uma das maiores reservas de petróleo do mundo hoje vive também uma crise de abastecimento de combustíveis – a equipe flagra filas e mais filas nos postos, que chegam a virar a noite.

O lixo a céu aberto se espalha pela capital venezuelana, Caracas. Pode parecer surpreendente, mas as ruas sujas trazem uma estranha esperança para uma parte dos moradores - é a chance de encontrar comida. As câmeras flagram diversas pessoas revirando os restos. A fome é tão devastadora que muitos comem ali mesmo, diante dos sacos de lixo.

A hiperinflação e a extrema pobreza ajudaram a criar este cenário. "O governo tem utilizado a comida como um mecanismo de repressão para controlar o povo. Faz muito tempo", diz Tamara Taraciuk, vice-diretora da Divisão das Américas da Human Rights Watch.

O programa revela ainda a situação da favela de Petare, em Caracas, considerada a maior da América Latina. A funcionária pública Lourdes Sierra conta que se mudou para lá depois de não ter conseguido pagar o aluguel da antiga casa. "Tenho uns dois anos aqui, aproximadamente. O transporte estava muito difícil onde eu vivia", ela explica.

Diante de uma situação tão miserável, a fuga parece a única solução para muitos venezuelanos. O Câmera Record registrou a intensa movimentação na fronteira com o Brasil. Durante a pandemia, ocorreram alguns bloqueios na região. Mas, agora, o fluxo não para. "Meus filhos estavam passando fome e me deu desespero. A Venezuela praticamente se acabou", diz Sudín, mulher que nossa equipe encontrou atravessando a fronteira com a família.

Todo este panorama nem sempre fica claro para a população venezuelana. O governo assumiu o controle dos meios de comunicação. Muitas informações não chegam ao público. O programa conversou com jornalistas venezuelanos que trouxeram relatos de censura e até mesmo de ataques violentos contra a mídia. "Quando uma emissora incomoda, ou não agradam as mensagens transmitidas nos programas que veiculam, simplesmente tiram do ar", afirma Carlos Correa, diretor da ONG venezuelana Espacio Público. 

O Câmera Record, apresentado por Marcos Hummel, vai ao ar domingo, às 23h30.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato