Gil na Califórnia já está no Globoplay, Brasil!

Divulgação Globo/Caique Borge

A série documental 'Gil na Califórnia', Original Globoplay com direção geral de Patricia Carvalho e direção de Patricia Cupello, já está no catálogo do Globoplay!  Em cinco episódios, ‘Gil na Califórnia’ mostra a mudança do economista, que conquistou a fama no ‘Big Brother Brasil’, para realizar o sonho de estudar fora do país. A série conta com uma captação documental íntima e ágil, que mostra a rotina e os destinos que Gil percorre no norte do estado da Califórnia. 
 
Ainda no Brasil, parte da equipe acompanhou Gilberto nos preparativos de sua partida, e foi buscar um pouco de seu passado em Pernambuco. Na terra natal do economista, foram captados depoimentos de pessoas próximas, como familiares, professores e amigos, que ajudaram a contar a história de Gil do Vigor antes de ser conhecido pelo público. Quando Gil chegou aos Estados Unidos – onde foi gravada a maior parte do conteúdo –, uma produtora local o esperava para dar início aos registros desta nova fase. Durante as três semanas que precederam o início das aulas do PhD, os profissionais estiveram junto do ex-BBB, acompanhando sua instalação no país, os passeios e descobertas, a conexão com brasileiros, estrangeiros e americanos que encontrou. 
 
Em seus primeiros dias na Califórnia, Gilberto esteve em cidades como São Francisco, Napa Valley, Sacramento, Sonoma, Benicia e Davis (onde mora). Nos passeios turísticos, Gil fez mais do que simplesmente visitar os lugares. Ele também encontrou, em cada canto conexões com sua identidade, que o fizeram refletir sobre sua jornada até ali. Pelo caminho, descobriu, por exemplo, a história do movimento gay na Califórnia.
 
Além de desbravar destinos emblemáticos da Califórnia – desde o bairro de Castro, em São Francisco, até as vinícolas de Napa Valley – ao longo dos episódios, o documentário mostra que Gil se vê cercado por novos sentimentos que a distância de casa traz. A adaptação ao país e ao idioma também pesam em determinados momentos. Por isso, o medo e a insegurança o acompanham nessa nova fase, mas a ajuda de amigos, a fé e o foco no objetivo de estudar se mostram essenciais para a continuidade de seu maior sonho de vida: conquistar o título de PhD em Economia. 
 
‘Gil na Califórnia’ é um documentário original Globoplay, realizado pelo núcleo que produz documentários e especiais de Mariano Boni, diretor de gênero de Variedades da Globo. A obra tem direção executiva de Rafael Dragaud, direção geral de Patrícia Carvalho, direção de Patricia Cupello e roteiro de Washington Calegari.
 
ENTREVISTA COM GIL DO VIGOR 
 
Algum dia imaginou ter um documentário sobre sua vida? 
Naqueles meus sonhos, planos e nas minhas loucuras, eu sonhei, sim. Mas acho que nunca acreditei realmente que fosse acontecer. Eu me permitia sonhar e acreditar e, dentro desses meus sonhos e crenças, eu imaginava como seria ter um filme ou documentário contando um pouco da minha história. É muito doido, é aquele tipo de coisa que a gente sonha, pensa e imagina. Mas, quando a gente volta para “o mundo real”, a gente fala: ‘isso não vai acontecer nunca’.
 
Como foi ser acompanhado pela equipe?
A equipe foi maravilhosa, a gente virou uma família realmente. Foi uma experiência muito incrível, bem parecida com o ‘Big Brother’ porque tem uma câmera sempre, e diferente porque não estava gravando sempre. Quando eles começavam a gravar, eu sabia que eles estariam comigo o tempo todo ali com a câmera e o microfone ligados. De alguma forma, por incrível que pareça, matava um pouquinho da saudade do programa.
 
Você acha que, no doc, o público vai conhecer um Gil diferente daquele do BBB? Teremos a oportunidade de ver o Gil da matemática?
Acho que vão ver um Gil um pouquinho diferente, mas também um Gil da cachorrada, do regozijo. Eu quero muito que vejam o Gil da matemática também. 
 
Você agora inicia uma nova fase da sua vida. O que vai mudar daqui para frente?
Vai mudar muita coisa e eu acho que já estou conseguindo sentir a mudança. Eu acho que já estou conseguindo respeitar mais o espaço do outro, entender um pouco mais da cultura, entender o valor do meu país, da minha comida, do meu povo. Isso não tem preço. Automaticamente, entender o valor da segurança, do respeito. Eu acho que tudo tem os seus prós e contras. Agora, eu sou um acadêmico, estou lendo aqui e estudando inglês. O idioma progrediu muito também. Daqui para frente é um Gil que vai abrir a mente a novas oportunidades, novas culturas, novas pessoas. Eu não gostava de julgar, mas acabava julgando. Acho que a gente tem esse impulso de julgar à primeira vista, mas a gente tem que aprender a fazer isso cada vez menos, porque não temos direito de julgar ninguém. Está sendo um aprendizado muito grande viver essa nova fase. Espero que as pessoas gostem. A minha mensagem para todo mundo é: a gente só consegue viver uma vez. Então, fazer essa uma vez valer a pena é muito importante. Eu quero muito fazer valer a pena.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato