Isabel Allende abre a semana de entrevistas no 'Conversa com Bial'

Divulgação Globo

A convidada do 'Conversa com Bial' desta segunda-feira, dia 6, é Isabel Allende. Escritora de língua espanhola mais lida no mundo e dona de 25 títulos, Isabel tem em boa parte dos romances históricos suas memórias familiares e experiências com o Chile. No programa, ela fala sobre a inspiração para a produção de  “A Casa dos Espíritos” – sua obra inaugural e mais célebre – e de outros livros que escreveu ao longo de seus 79 anos de vida.
 
Durante a conversa, a escritora lembra de seu encontro com Jorge Amado na Bahia, muitos anos atrás, e descreve seu método para criar histórias: “Metade da escrita é aparecer todo dia, na frente de seu teclado, do seu computador, da sua máquina de escrever, do seu papel e caneta, e deixar acontecer.” Ela diz ser disciplinada com o trabalho: começa todos os seus livros no dia 8 de janeiro – a data em que começou a escrever a carta para seu avô em 1981 – e aparece para escrever todos os dias, menos aos domingos.
 
“Violeta”, o novo livro de Isabel, será lançado no Brasil em 2022. A autora conta que a inspiração para a obra surgiu quando sua mãe morreu. Com ela, trocou correspondências diariamente durante décadas – mais de 24 mil cartas. A história da mãe contém, segundo ela, os aspectos mais importantes do século 20. À filha Paula, Isabel também dedicou um livro que carrega seu nome, publicado em 1995, alguns anos após sua morte. A escritora revela que a filha está sempre presente em sua vida e que criou uma fundação em homenagem a ela.
 
Apesar de viver nos Estados Unidos há mais de 30 anos, Isabel ressalta que suas raízes são chilenas. “Acredito que as nossas raízes sejam muito importantes porque o passado, a memória, a língua... A língua é como o sangue. É muito pessoal e muito forte”, analisa ela que tem o desejo de retornar ao país. Isabel diz que está sempre emocionalmente em contato e informada sobre o Chile, apesar de não estar presencialmente no país desde o início da pandemia. “Me pergunto se vou voltar a morar no Chile nos meus últimos anos e morrer no Chile. Eu provavelmente gostaria disso”, conclui.
 
Com direção artística de Mônica Almeida, o 'Conversa com Bial' vai ao ar de segunda a sexta-feira, após o ‘Jornal da Globo’. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato