Isabel Allende abre a semana de entrevistas no 'Conversa com Bial'

Divulgação Globo

A convidada do 'Conversa com Bial' desta segunda-feira, dia 6, é Isabel Allende. Escritora de língua espanhola mais lida no mundo e dona de 25 títulos, Isabel tem em boa parte dos romances históricos suas memórias familiares e experiências com o Chile. No programa, ela fala sobre a inspiração para a produção de  “A Casa dos Espíritos” – sua obra inaugural e mais célebre – e de outros livros que escreveu ao longo de seus 79 anos de vida.
 
Durante a conversa, a escritora lembra de seu encontro com Jorge Amado na Bahia, muitos anos atrás, e descreve seu método para criar histórias: “Metade da escrita é aparecer todo dia, na frente de seu teclado, do seu computador, da sua máquina de escrever, do seu papel e caneta, e deixar acontecer.” Ela diz ser disciplinada com o trabalho: começa todos os seus livros no dia 8 de janeiro – a data em que começou a escrever a carta para seu avô em 1981 – e aparece para escrever todos os dias, menos aos domingos.
 
“Violeta”, o novo livro de Isabel, será lançado no Brasil em 2022. A autora conta que a inspiração para a obra surgiu quando sua mãe morreu. Com ela, trocou correspondências diariamente durante décadas – mais de 24 mil cartas. A história da mãe contém, segundo ela, os aspectos mais importantes do século 20. À filha Paula, Isabel também dedicou um livro que carrega seu nome, publicado em 1995, alguns anos após sua morte. A escritora revela que a filha está sempre presente em sua vida e que criou uma fundação em homenagem a ela.
 
Apesar de viver nos Estados Unidos há mais de 30 anos, Isabel ressalta que suas raízes são chilenas. “Acredito que as nossas raízes sejam muito importantes porque o passado, a memória, a língua... A língua é como o sangue. É muito pessoal e muito forte”, analisa ela que tem o desejo de retornar ao país. Isabel diz que está sempre emocionalmente em contato e informada sobre o Chile, apesar de não estar presencialmente no país desde o início da pandemia. “Me pergunto se vou voltar a morar no Chile nos meus últimos anos e morrer no Chile. Eu provavelmente gostaria disso”, conclui.
 
Com direção artística de Mônica Almeida, o 'Conversa com Bial' vai ao ar de segunda a sexta-feira, após o ‘Jornal da Globo’. 
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem