Milton Cunha e Zé Katimba falam sobre sambas-enredo no 'Conversa com Bial' desta quarta

Divulgação Globo

Dois grandes nomes do samba estão no 'Conversa com Bial' desta quarta-feira, dia 15. Com as participações do compositor Zé Katimba e do comentarista de carnaval Milton Cunha, o programa tem como tema os sambas-enredo, sua origem e as grandes composições que entraram para história do carnaval. Para celebrar a boa safra de 2022, que pode marcar a volta dos desfiles depois da pandemia, os convidados falam sobre suas percepções desse e de outros anos da festa.
 
A voz marcante de Milton Cunha parece ter nascido no Rio de Janeiro, mas veio de Belém do Pará. Foi lá seu primeiro contato com o carnaval, nas batalhas de confete e nos blocos de embalo nas décadas de 1960 e 1970. O carnavalesco conta que, quando chegou ao Rio, ficou encantado com o volume de produção e com a magnitude do carnaval da Sapucaí. “A grandeza do carnaval da Sapucaí foi um tapa na minha cara dizendo: ‘Olha do que o teu povo é capaz’”, lembra. Apesar de não atuar mais como carnavalesco no Brasil, Milton afirma que mata as saudades dos barracões em outros países e percebe que o mundo inteiro tenta reproduzir a cultura do Rio de Janeiro.  
 
Natural de Guarabira, na Paraíba, Zé Katimba também não nasceu em solo carioca. Aos dez anos, veio para o Rio de Janeiro com a família em um navio de carga e, chegando ao território fluminense, passou por muitas dificuldades e sacrifícios. De habilidade incontestável com as palavras, o autor de alguns dos maiores sambas-enredo dos últimos tempos revela que nunca frequentou a escola, mas aprendeu a ler com os jornais, e depois, com os livros. Na conversa, ele reafirma sua necessidade de aprender sempre mais. Hoje, aos 89 anos, diz que sua missão é resistir. “Pretendo me aposentar aos 100 anos para viver de sambas de amor”, declara.
 
Sobre o carnaval de 2022, Milton Cunha ressalta que os sambas que podem chegar à Avenida estão com enredos excelentes. “Há uma avalanche de negritude, posicionamento, resistência...”, detalha.  O comentarista destaca que, após dois anos de pandemia, não será a festa do luxo, mas da raça das comunidades e da emoção. “É o carnaval do resgate de como éramos felizes. Antes de ser escola de visual, é escola de samba. Então, os sambas são importantíssimos para dar o tom da arte”, observa. Zé Katimba concorda e, com sua grande experiência, afirma que nem sempre a escola mais bela é a que ganha.
 
Com direção artística de Mônica Almeida, o ‘Conversa com Bial’ vai ao ar de segunda a sexta-feira, após o ‘Jornal da Globo’. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato