'Passaporte Para Liberdade' conta a história da brasileira que ajudou a salvar judeus na Segunda Guerra Mundial

Divulgação Globo/Victor Pollak

Aracy de Carvalho nunca fez questão de estar à frente dos holofotes. Pouco conhecida no Brasil – e muitas vezes lembrada apenas como esposa do escritor João Guimarães Rosa – essa grande mulher sempre preferiu o anonimato. Protagonista de sua própria vida e personagem-chave de tantas outras que se arriscou para salvar, Aracy é um exemplo real de que o amor pela humanidade pode vencer o ódio. Protagonizada por Sophie Charlotte e Rodrigo Lombardi, com autoria de Mario Teixeira e direção artística de Jayme Monjardim, 'Passaporte Para Liberdade' estreia dia 20 de dezembro, na Globo, em oito capítulos, de segunda a quinta. 
  
Corajosa, destemida e inconformada com o regime nazista. Foi assim que Aracy (Sopie Charlotte) persistiu com sua saga incansável e superou barreiras para ajudar famílias judias a escaparem da Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Funcionária do Consulado Brasileiro em Hamburgo, sem qualquer proteção ou mesmo imunidade diplomática, ela contornava regras, enfrentando os governos alemão e brasileiro, para conseguir emitir vistos e ajudar judeus a imigrarem e sobreviverem nas Américas.   
 
“Quando conheci a história dessa mulher incrível, me senti determinado a contá-la para o mundo. Uma mulher inteligente, empática, batalhadora e que não cruzou os braços diante do que via ao seu redor. Aracy sempre foi uma pessoa extremamente discreta. Hoje, é nosso trabalho mostrar como, com coragem, determinação e um amor sem igual pelas pessoas, ela conseguiu mudar o destino de tanta gente”, explica Jayme Monjardim, diretor artístico da série.  
  
Sua luta inspiradora entrou para a história mundial e, pela primeira vez, é retratada em uma minissérie. Com sua ousadia e força, ganhou o título de “Justos entre as Nações”, instituído pelo Memorial do Holocausto, em Israel, como reconhecimento aos não judeus que protegeram vidas durante a guerra. No fundo, o resgate ao próximo já lhe bastava. Foi também em Hamburgo que Aracy conheceu seu grande amor, o futuro escritor João Guimarães Rosa (Rodrigo Lombardi), à época, cônsul-adjunto na cidade - e que, posteriormente, veio a escrever grandes clássicos da literatura brasileira como "Grande Sertão: Veredas", inclusive, dedicado a ela.  
 
No elenco, estão ainda nomes como Tarcísio Filho, no papel do cônsul Souza Ribeiro, e Gabriela Petry, que interpreta Taibele Bashevis, uma judia dividida entre o sonho de ser cantora e a necessidade de estar perto da família, além dos atores João Cortês, Bruce Gomlevsky e Jimmy London. A maior parte dos talentos que compõem o elenco vem de diferentes países, como os alemães Peter Ketnath e Stefan Weinert, o britânico Tomas Sinclair Spencer, o italiano Jacopo Garfagnoli, a polonesa Izabela Gwizdak, a israelense Sivan Mast e o americano Brian Townes.  
 
‘Passaporte Para Liberdade’ é a primeira produção da Globo em parceria com a Sony Pictures Televison. A minissérie tem criação de Mario Teixeira, foi escrita por Mario Teixeira e Rachel Anthony, com direção artística de Jayme Monjardim, direção de Seani Soares e produção de Samantha Santos, Mariana Pinheiro e Fabiana Moreno. A produção executiva é de Silvio de Abreu, Monica Albuquerque, Elisabetta Zenatti e Rachel Anthony. A exibição no Brasil, em versão dublada, marca sua estreia mundial. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato