Série especial do programa 'Nosso Mundo' apresenta uma retrospectiva para discutir o futuro

Reprodução

A série do programa 'CNN Nosso Mundo' faz uma retrospectiva sobre os desafios da ciência em 2021 e lança um olhar para o que o futuro reserva à humanidade.  O especial, que será exibido em três sextas-feiras (22h30), vai abordar temas que se destacaram no ano, como pandemia, vacina e neurociência. 

''Lições da Pandemia'' abre a retrospectiva, no dia 10/12, tendo como foco a vacina, que chegou trazendo esperança de sobrevivência ao redor do mundo. No Brasil, que ensaia uma volta à normalidade, muitas perguntas ainda estão sem respostas: Já podemos falar num mundo pós- pandemia? Que lições a humanidade aprendeu com a crise sanitária? O que muda em nossas vidas a partir de agora?

Para responder a esses questionamentos e falar sobre a vacina contra a Covid-19, o “Nosso Mundo” convidou o infectologista  Marco Aurélio Sáfadi, presidente do departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, entre outros cargos na área de saúde. Sáfadi também é  Membro do SAGE Working Group on Meningococcal Vaccination da Organização Mundial da Saúde (OMS). No ano passado, durante o enfrentamento da pandemia, o médico foi nomeado membro do Comitê Consultivo Científico da Coalizão para Inovações em Preparação Epidêmica (CEPI). 

Os efeitos do pensamento positivo

“A Força do Pensamento” é o segundo episódio da retrospectiva do “CNN Nosso Mundo”, com dados de um estudo feito pelo laboratório de neuroimagem da Universidade da Califórnia (EUA). O programa também debate  análises realizadas por pesquisadores de mais duas instituições norte-americanas: as faculdades de medicina da Universidade de Boston e de saúde pública de Harvard. 

As pesquisas apontam que o ser humano produz, em média, até 70 mil pensamentos por dia.  O problema, segundo os cientistas, é que a maioria são pensamentos negativos, gerando limites e frustrações. A boa notícia é que é possível se livrar dos padrões  e abrir espaço para sentimentos como resiliência, superação e motivação. Os cientistas também mostram que o otimismo contribui para a longevidade.

Para falar dessas características do cérebro humano, o convidado é Gustavo Arns, idealizador do Congresso Internacional da Felicidade, palestrante e professor de pós-graduação em Psicologia Positiva da PUC-RS.

O terceiro e último programa da retrospectiva é "Futuro, aonde vamos?”, que discute o impacto da pandemia no trabalho, no lazer, nas relações afetivas, na forma de alimentação e até nos hábitos de higiene. Depois de um longo período de isolamento e restrições, poderemos voltar à normalidade? Ou os hábitos que tínhamos antes ficaram para sempre no passado? O programa buscou respostas junto a Tiago Mattos,  fundador da consultoria e escola Aerolito, especializada em pesquisa de indicadores para o futuro.

*O programa 'Nosso Mundo' vai ao ar todas as sextas-feiras , às 22h30, na CNN Brasil.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato