Série especial do programa 'Nosso Mundo' apresenta uma retrospectiva para discutir o futuro

Reprodução

A série do programa 'CNN Nosso Mundo' faz uma retrospectiva sobre os desafios da ciência em 2021 e lança um olhar para o que o futuro reserva à humanidade.  O especial, que será exibido em três sextas-feiras (22h30), vai abordar temas que se destacaram no ano, como pandemia, vacina e neurociência. 

''Lições da Pandemia'' abre a retrospectiva, no dia 10/12, tendo como foco a vacina, que chegou trazendo esperança de sobrevivência ao redor do mundo. No Brasil, que ensaia uma volta à normalidade, muitas perguntas ainda estão sem respostas: Já podemos falar num mundo pós- pandemia? Que lições a humanidade aprendeu com a crise sanitária? O que muda em nossas vidas a partir de agora?

Para responder a esses questionamentos e falar sobre a vacina contra a Covid-19, o “Nosso Mundo” convidou o infectologista  Marco Aurélio Sáfadi, presidente do departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, entre outros cargos na área de saúde. Sáfadi também é  Membro do SAGE Working Group on Meningococcal Vaccination da Organização Mundial da Saúde (OMS). No ano passado, durante o enfrentamento da pandemia, o médico foi nomeado membro do Comitê Consultivo Científico da Coalizão para Inovações em Preparação Epidêmica (CEPI). 

Os efeitos do pensamento positivo

“A Força do Pensamento” é o segundo episódio da retrospectiva do “CNN Nosso Mundo”, com dados de um estudo feito pelo laboratório de neuroimagem da Universidade da Califórnia (EUA). O programa também debate  análises realizadas por pesquisadores de mais duas instituições norte-americanas: as faculdades de medicina da Universidade de Boston e de saúde pública de Harvard. 

As pesquisas apontam que o ser humano produz, em média, até 70 mil pensamentos por dia.  O problema, segundo os cientistas, é que a maioria são pensamentos negativos, gerando limites e frustrações. A boa notícia é que é possível se livrar dos padrões  e abrir espaço para sentimentos como resiliência, superação e motivação. Os cientistas também mostram que o otimismo contribui para a longevidade.

Para falar dessas características do cérebro humano, o convidado é Gustavo Arns, idealizador do Congresso Internacional da Felicidade, palestrante e professor de pós-graduação em Psicologia Positiva da PUC-RS.

O terceiro e último programa da retrospectiva é "Futuro, aonde vamos?”, que discute o impacto da pandemia no trabalho, no lazer, nas relações afetivas, na forma de alimentação e até nos hábitos de higiene. Depois de um longo período de isolamento e restrições, poderemos voltar à normalidade? Ou os hábitos que tínhamos antes ficaram para sempre no passado? O programa buscou respostas junto a Tiago Mattos,  fundador da consultoria e escola Aerolito, especializada em pesquisa de indicadores para o futuro.

*O programa 'Nosso Mundo' vai ao ar todas as sextas-feiras , às 22h30, na CNN Brasil.
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem