Telecine e Canal Brasil lançam estudos sobre os hábitos de consumo de filmes e a evolução do cinema nacional

Reprodução

Desde 1896, o cinema está presente na vida dos brasileiros. Com uma trajetória que se confunde com a história do Brasil, os filmes trouxeram à tona nas telas questões políticas e socioculturais mais emblemáticas. A Plataforma Gente aborda a trajetória da produção nacional no material A evolução do cinema brasileiro , do Canal Brasil, e o hábitos de consumo em " Do cinema para os lares, os filmes não perdem o papel principal ", do Telecine.

O estudo "Do cinema para os lares, os filmes não perdem o papel principal" trouxe os hábitos de consumo dos filmes em casa e como o entretenimento audiovisual se fortaleceu como um produto essencial, sendo consumido por diversas plataformas. Os filmes representam uma pausa na rotina, e o consumo do gênero é muito representativo no dia a dia dos brasileiros: 53% assistem de 4 a 7 produções por semana. Sendo assim, o consumo de filmes na tela de casa se torna a melhor opção e a TV Paga se mostra como um modelo consolidado: 43% dos brasileiros preferem assistir a filmes na TV por assinatura comparado a outros meios. Em geral, os fãs de cinema possuem hábitos de consumo que demonstram esse momento de relaxamento. De acordo com dados do Ibope TGI 2021, 84% dos brasileiros consomem snacks enquanto assistem filmes, e 91% consumem sucos ou refrigerantes.

O Telecine ainda mapeou os principais sentimentos e emoções que são afloradas quando as pessoas assistem filmes: prazer, encantamento, meu momento, sintonia e confiança. O que mostra que o filme é um instante de escape e força diante de tempos pandêmicos.

Já em "A evolução do cinema brasileiro", o Canal Brasil fez uma retrospectiva, desde a primeira exibição na Rua do Ouvidor, centro do Rio de Janeiro. O material aborda o Cinema Novo, destacando produções como "Deus e o Diabo na Terra do Sol" (Glauber Rocha, 1964) e "Vidas Secas" (Nelson Pereira dos Santos, 1963); o período Collor, quando a produção cinematográfica brasileira quase chegou a zero e a Retomada, com "Carlota Joaquina - A Princesa do Brazil" (Carla Camurati, 1995). A pluralidade das produções realizadas atualmente, a diversidade dos temas, o debate social e as perspectivas para o futuro são outros assuntos tratados no material.

Os dois estudos mostram que o cinema está em constante evolução, com histórias que conectam pessoas, com inúmeras possibilidades para o mercado.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato