TV Cultura estreia documentário sobre Aracy, esposa de Guimarães Rosa

Divulgação

Estreia na TV Cultura, no dia 16 de dezembro (quinta-feira), o documentário inédito Aracy: a Brasileira que Desafiou o Nazismo. O filme traz a história de Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa, a brasileira que virou heroína e ganhou o título de Justa entre as Nações - prêmio criado pelo Memorial do Holocausto em reconhecimento a todos os não Judeus que, durante a Segunda Guerra Mundial, salvaram vidas de Judeus perseguidos pelos nazistas. A edição inédita vai ao ar a partir das 20h30.

Aracy foi uma mulher à frente do seu tempo. Após o divórcio, no início da década de 1930, foi para Hamburgo, na Alemanha, onde trabalhou no consulado brasileiro. Lá conheceu aquele que se tornaria seu marido, o escritor brasileiro João Guimarães Rosa - autor de "Grande Sertão: Veredas", um dos maiores clássicos da nossa literatura.

A repórter Lais Duarte faz um perfil detalhado da saga de Aracy na Alemanha. Inconformada com a perseguição nazista ao povo Judeu, ela correu riscos para desafiar o governo alemão e ajudar famílias a fugirem do país com vistos de turistas. Parentes de sobreviventes dão relatos emocionantes sobre a importância de Aracy para a suas famílias.

O documentário teve acesso a documentos raros e históricos, além do acervo de fotos da família de Aracy, que provam a coragem da brasileira no período do Holocausto, quando 6 milhões de Judeus foram executados a mando de Hitler.

Entre os entrevistados estão a historiadora, professora do centro de pesquisas sobre Brasil colonial e contemporâneo na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Mônica Schpun, autora do Livro Justa, e os netos de Aracy, Eduardo Tess Filho e Vera Tess.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato