TV Cultura estreia série documental sobre o Pantanal com Ricardo Martins

Divulgação Ricardo Martins

Produzido no Pantanal, um ano após os incêndios históricos de 2020, Instinto Fotográfico é o mais novo projeto do fotógrafo da natureza Ricardo Martins. A série mostra a expedição que durou 50 dias dentro do Pantanal, acompanhando o dia a dia, os bastidores e toda a aventura vivida na busca para conseguir as fotos mais incríveis dos animais da região para o seu 11º livro "Pantanal - um patrimônio natural e sua cultura". A série estreia neste domingo (5/12), às 16h30, na TV Cultura. Ao todo serão cinco episódios, com os detalhes das dificuldades, descobertas e diferentes histórias encontradas ao longo de toda a expedição no Pantanal .

O que veremos na série

Em Instinto Fotográfico, o telespectador vai conhecer um pouco mais de como funciona o trabalho por trás das fotografias, além de mergulhar na história e cultura pantaneira. Ricardo conta que a região esteve presente em sua vida desde a infância. ‘’Meu pai é do Pantanal e minha primeira lembrança é com dois anos de idade, pescando e vendo jacarés, passando pelo rio, achava aquela visão incrível". Com a familiaridade por já conhecer o lugar, ele guia e motiva sua equipe para conseguir os registros do Pantanal: seus aspectos peculiares, sua gente, as paisagens, os hábitos, costumes e tradições regionais.

A série também traz histórias de pessoas, como por exemplo a dos "Isqueiros" da Serra do Amolar. "Eu achei que eles pegassem a isca ali na beira do rio" conta Ricardo. O fotógrafo se surpreendeu ao descobrir, mesmo depois de tantos anos visitando a região, que para conseguir as iscas eles saem depois das 15h, sem hora para voltar. No caminho enfrentam uma longa e difícil travessia, arrastando o barco pelo mato e por grandes lagoas para chegar até o pé da serra, onde fazem a coleta do peixe Tuvira, que movimenta o turismo de pesca na região.

Um dos momentos mais esperados é quando, em um momento único, a série deixa o telespectador junto com o apresentador, cara a cara, com a temida onça-pintada, o maior felino das américas. "A onça foi gentil comigo" é como o fotógrafo define este encontro.

Durante todos os episódios, é possível acompanhar, como com muita determinação, Ricardo chega até lugares até então inacessíveis, como Corixos, ao longo do Rio Cuiabá, tudo para ir atrás e realizar essas fotografias e produzir esse documentário.

A série é dirigida por Leo Ferraz e produzida pela Nation Filmes, patrocinado pela Localiza.

Primeiro episódio

A edição de estreia mostra todas as dificuldades enfrentadas para a equipe toda conseguir fazer a travessia. Após chegar em Porto Jofre - MT, eles enfrentam a falta de estradas e criam caminhos para cruzar fazendas de carro para chegar a Nhecolândia-MS. "Você começa a ver bicho, você começa a passar por descampado, por dentro da floresta, esta é a maravilha do Pantanal", diz Ricardo durante este caminho, enquanto se depara com diversos animais como as Araras-azuis e até o famoso Tamanduá-bandeira.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato