Logística reversa é tema do próximo episódio do CNN Soft Business

Divulgação

O CNN Soft Business desta quinta-feira (02/12) vai entrar no universo da logística reversa, um conjunto de processos para retirar da natureza produtos e embalagens descartados pelos consumidores, a fim de dar uma destinação correta ou realizar a reciclagem, transformando o lixo em nova mercadoria. A prática, que ajuda na preservação do meio ambiente, também é considerada um negócio lucrativo e o Brasil tem muito a crescer nesse setor. 

Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o Brasil gera cerca de 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano. Deste total, 40% ainda têm destinação imprópria, indo para os 2.707 lixões a céu aberto do país. A taxa média nacional de reciclagem do lixo é de menos de 4%. Se a reciclagem fosse realizada adequadamente renderia um total de cerca de R$ 14 bilhões por ano, segundo estimativas da Abrelpe. O CNN Soft Business mostra que tem gente de olho nesse potencial, desenvolvendo projetos para ajudar empresas a trabalharem sem medo com logística reversa.

Os apresentadores Phelipe Siani e Fernando Nakagawa conversam com o fundador da startup Polen, Lucas Sarmento. O empresário explica que o mercado já entendeu que, para garantir a logística reversa, a indústria não precisa reciclar a embalagem específica dos produtos que fabrica. “Contanto que você esteja financiando, estruturando, investindo em uma cadeia que garanta a reciclagem de um material equivalente”, completa. Nesse processo, existe uma compensação de impacto ambiental.

Essa edição do CNN Soft Business mostra ainda a nova estratégia criada pelos fabricantes de carros elétricos para conquistar mais consumidores. Agora, para andar num veículo elétrico, não é preciso investir na compra: a empresa Zmatch criou um clube de assinatura. O programa explica como essa iniciativa funciona.

Outro assunto deste episódio é o projeto RG Black, que reúne uma série de ações em um manual, para ajudar o mercado da imagem a representar com mais fidelidade a beleza da pele negra.  

*O CNN Soft Business vai ao ar semanalmente às quintas-feiras (22h30min), com reprise no sábado (17h15), domingo (02h20 e 21h) e segunda-feira (00h45).  

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato