Logística reversa é tema do próximo episódio do CNN Soft Business

Divulgação

O CNN Soft Business desta quinta-feira (02/12) vai entrar no universo da logística reversa, um conjunto de processos para retirar da natureza produtos e embalagens descartados pelos consumidores, a fim de dar uma destinação correta ou realizar a reciclagem, transformando o lixo em nova mercadoria. A prática, que ajuda na preservação do meio ambiente, também é considerada um negócio lucrativo e o Brasil tem muito a crescer nesse setor. 

Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o Brasil gera cerca de 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano. Deste total, 40% ainda têm destinação imprópria, indo para os 2.707 lixões a céu aberto do país. A taxa média nacional de reciclagem do lixo é de menos de 4%. Se a reciclagem fosse realizada adequadamente renderia um total de cerca de R$ 14 bilhões por ano, segundo estimativas da Abrelpe. O CNN Soft Business mostra que tem gente de olho nesse potencial, desenvolvendo projetos para ajudar empresas a trabalharem sem medo com logística reversa.

Os apresentadores Phelipe Siani e Fernando Nakagawa conversam com o fundador da startup Polen, Lucas Sarmento. O empresário explica que o mercado já entendeu que, para garantir a logística reversa, a indústria não precisa reciclar a embalagem específica dos produtos que fabrica. “Contanto que você esteja financiando, estruturando, investindo em uma cadeia que garanta a reciclagem de um material equivalente”, completa. Nesse processo, existe uma compensação de impacto ambiental.

Essa edição do CNN Soft Business mostra ainda a nova estratégia criada pelos fabricantes de carros elétricos para conquistar mais consumidores. Agora, para andar num veículo elétrico, não é preciso investir na compra: a empresa Zmatch criou um clube de assinatura. O programa explica como essa iniciativa funciona.

Outro assunto deste episódio é o projeto RG Black, que reúne uma série de ações em um manual, para ajudar o mercado da imagem a representar com mais fidelidade a beleza da pele negra.  

*O CNN Soft Business vai ao ar semanalmente às quintas-feiras (22h30min), com reprise no sábado (17h15), domingo (02h20 e 21h) e segunda-feira (00h45).  
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem