'Universo Karnal' deste sábado faz um mergulho na sofrência de Roberta Miranda

Divulgação

Por que o amor é capaz de desorientar as mentes mais geniais? O programa 'Universo Karnal' deste sábado, dia 11 (23h), na CNN Brasil, sai em busca de uma resposta para a pergunta feita pelo filósofo Arthur Schopenhauer. O historiador Leandro Karnal fala do amor que move montanhas, mas também fere corações.

O episódio ‘Amor e relacionamento’ mergulha no mundo da sofrência, com a cantora Roberta Miranda, famosa pelas músicas românticas, que falam  de paixão e traição. “Sofrência” é a junção das palavras "sofrimento'' e “carência”, bem ao contrário do amor ideal. "Eu até busco esse tipo de amor, essa calmaria, que é difícil”, revela a cantora. Ela confessa que nunca foi feliz no amor, que foi uma “pessoa terrível”, com várias paixões ao mesmo tempo, mas quando se decidiu por alguém não teve reciprocidade. “Para mim, o amor é o lado mais brando da paixão, aquela calmaria, é o amor amigo, é o amor companheiro”, define ela. 

A entrevista teve como cenário o Museu de Contemporânea de São Paulo, onde Karnal analisa obras que falam de amor e perdão.

Inspirado no sentimento que move a humanidade e é tema de livros, peças de teatro, filmes e programas de TV, Leandro Karnal tenta responder à pergunta feita pelo filósofo Platão há mais de 2.400 anos: Por que as pessoas se apaixonam? 

Outra entrevistada do ‘Universo Karnal’ desta semana, a psicanalista Maria Homem, pesquisadora do Núcleo Diversitas da USP e professora da FAAP, afirma que a crença de que amor é dor está sendo desmontada. “É falsa essa matemática”, diz ela. A especialista explica o que o mito da alma gêmea pode ser explicado pela “sensação de completude”. Segundo ela, o amor é profundamente narcísico, porque “quando eu digo ‘eu te amo’, o que eu tou dizendo é ‘ eu amo a dupla perfeita completa, maravilhosa que nós somos’”.

Leandro Karnal ainda encara um desafio inédito em sua carreira: celebrar um casamento. Será que ele consegue? 

.’Universo Karnal’ vai ao ar todos os sábados (23h), com reprise no domingo (23h15)

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato