Vacina contra a Covid-19 é tema do primeiro episódio da retrospectiva 'Nosso Mundo', na CNN Brasil

Divulgação

Nesta sexta-feira, dia 10  (22h30), estréia a série especial retrospectiva 2021 do programa CNN Nosso Mundo. O primeiro tema discutido é a vacina contra a Covid-19, que chegou ao país no primeiro semestre deste ano. 

Os brasileiros nunca estiveram tão interessados em imunização, como mostra um levantamento exclusivo do Google Trends para o CNN Nosso Mundo. A busca pela palavra “vacina” aumentou cinco vezes em comparação com 2020.  O Brasil é o sexto no mundo nesta pesquisa e o termo Programa Nacional de Imunização (PNI) bateu recorde da série histórica de buscas, iniciada em 2004.

Para falar desse tema tão discutido, o episódio “Lições da pandemia” convidou o  infectologista Marco Aurélio Sáfadi, presidente do departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, entre outros cargos na área de saúde. Sáfadi também é  Membro do SAGE Working Group on Meningococcal Vaccination da Organização Mundial da Saúde (OMS). No ano passado, durante o enfrentamento da pandemia, o médico foi nomeado membro do Comitê Consultivo Científico da Coalizão para Inovações em Preparação Epidêmica (CEPI). 

O infectologista analisa a efetividade da vacina, fala sobre as variantes do coronavírus e as ações que precisam ser tomadas para controlar a pandemia. Ele alerta que não adianta só se proteger, mas são necessárias ações globais. “A vacina é a única maneira de blindar a população contra doenças”, afirma. E alerta que “exigir vacinação e testar viajantes é muito mais eficaz do que fechar fronteiras.

Sobre as mutações do vírus, ele explica que “há determinadas situações que facilitam que essas mutações surjam e alta transmissão certamente é uma delas.”  Mas a vacina pode deter esse avanço. “Hoje a gente pode dizer que a Delta teve um impacto muito mais tímido aqui no Brasil do que na Europa e nos Estados Unidos, o que é fruto de uma vacinação acelerada”, justifica.  

Diante deste cenário em que surgem novas variantes, o que esperar para 2022?  É possível pensar em um ano de mais liberdades e circulação ou ainda precisamos de cautela e restrições?  Para Sáfadi, “a vacina tinha a missão de reduzir as formas graves da doença e este é um feito inquestionável. A efetividade das vacinas deve se manter consistente mesmo frente às novas variantes, frente à Ômicron”.

O infectologista alerta ainda  para a importância da dose de reforço: “Dados confirmam que a dose de reforço é muito importante, principalmente para os grupos mais vulneráveis à doença", completa.

*O programa ‘Nosso Mundo’ vai ao ar todas as sextas-feiras , às 22h30, na CNN Brasil.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato