Mariana Enriquez, Silvina Ocampo e a literatura feminina na Argentina

Divulgação Curta!

O segundo episódio, inédito, da série ''O Lobo do Lobo e a Literatura Latino-americana'', dirigida por Daniel Augusto, viaja à Argentina e proporciona um encontro entre duas gerações de mulheres escritoras nascidas no país. Como protagonista desse capítulo inédito, Mariana Enriquez fala de sua experiência como autora e jornalista, e da influência de Silvina Ocampo em sua obra.

Em um depoimento que ora se configura como um bate-papo informal com o jornalista Cristian Alarcon, ora se apresenta como uma espécie de monólogo, Mariana Enriquez relembra sua trajetória até o momento em que ela esbarra na obra e na história de vida de Silvina Ocampo, falecida em 1993.

Enriquez elenca similaridades entre seus trabalhos: narradoras femininas, o interesse em questões mentais, distorções da realidade e o protagonismo de crianças que vivem uma infância não-idealizada — não são retratadas como símbolo de pureza ou inocência. “As mulheres de Silvina são muito extremas e algumas das minhas também”, analisa a escritora.

Além dessa relação entre passado e presente da literatura feminina argentina, Enriquez fala de outros temas que movem sua escrita em direção ao terror e à violência. Em certo momento, ela visita a Escuela de Mecánica de La Armada, que abrigou um campo de concentração de prisioneiros durante a ditadura militar argentina. Naquele local, onde ocorreram graves violações dos direitos humanos e diversas mortes, ela relembra o medo que sentiu ao descobrir o significado da palavra “tortura”, ainda criança. 

“O Lobo do Lobo e a Literatura Latino-Americana” é uma produção da Pacto Filmes viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A estreia é na Quinta do Pensamento, 13 de janeiro, às 21h30.

O rock de Brasília dos anos 1980, suas histórias e bandas lendárias dão o tom de documentário

As histórias da cena do rock de Brasília dos anos 1980 — e de bandas como Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude — é contada com depoimentos dos próprios músicos no documentário “Rock Brasília — Era de Ouro”.

Dirigido por Vladimir Carvalho e produzido pela Ligocki, o longa reúne alguns dos protagonistas desse período, como o cantor e compositor Renato Russo — em imagens raras —, o guitarrista Dado Villa-Lobos e o baterista Marcelo Bonfá, membros da Legião Urbana; Dinho Ouro Preto, e os irmãos Fê e Flavio Lemos, da formação original do Capital Inicial; Phelippe Seabra, vocalista e guitarrista da Plebe Rude; além dos artistas que se aproximaram dessa turma, como Caetano Veloso e os músicos Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone, integrantes do Paralamas do Sucesso. A exibição é na Segunda da Música, 10 de janeiro, às 22h.

Segunda da Música (MPB, Jazz, Soul, R&B) – 10/01

22h – “Rock Brasília — A Era de Ouro” (Documentário)

A história dos jovens brasilienses que, liderados por Renato Russo, veem o seu sonho tornado realidade — a consagração e o sucesso de suas várias bandas de rock. Nesta terceira parte de uma trilogia sobre a formação histórica, política e cultural de Brasília — as outras são “Conterrâneos Velhos de Guerra” (1991) e “Barra 68” (2000) —, o cineasta Vladimir Carvalho investiga as origens das grandes bandas de rock que tomaram de assalto o cenário musical brasileiro a partir de 1980, como Legião Urbana, Capital Inicial, Plebe Rude e muitas outras. Uma história pontuada por momentos conturbados, como o quebra-quebra no show do Legião Urbana no Estádio Mané Garrincha, em junho de 1988, e performances emocionantes, como a do Capital Inicial na Esplanada dos Ministérios, em 2008, com Dinho Ouro Preto cantando a música do colega Renato Russo “Que País É Esse?”. Diretor: Vladimir Carvalho. Duração: 112 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 11 de janeiro, terça-feira, às 02h e às 16h; 12 de janeiro, quarta-feira, às 10h; 15 de janeiro, sábado, às 22h.

Terça das Artes (Visuais, Cênicas, Arquitetura e Design) – 11/01

22h20 – “Vilanova Artigas — O Arquiteto e a Luz” (Documentário)

O documentário remonta a trajetória do icônico arquiteto brasileiro João Batista Vilanova Artigas, que fez grandes projetos como o Estádio do Morumbi e a sede da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Por meio das lembranças de familiares, amigos e ex-alunos (alguns famosos, como Paulo Mendes da Rocha), de imagens de arquivo e de visitas a seis de suas principais obras, a história de vida de Artigas é mostrada, bem como suas ideias arquitetônicas modernistas e criativas. Direção: Pedro Gorski, Laura Artigas Duração: 93 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 12 de janeiro, quarta-feira, às 02h20 e às 16h20; 13 de janeiro, quinta-feira, às 10h20; 16 de janeiro, sábado, às 20h20.

PROMO: https://youtu.be/RVndrKc-Ffg
FOTOS:https://drive.google.com/drive/folders/1d5XVR15yqFzmkiJYkEPjHn-teLOiwDRu?usp=sharing

Quarta de Cinema (Filmes e Documentários de Metacinema) – 12/01

22h – “Casa de Areia” (Ficção)
Após a morte do marido em um acidente, uma mulher grávida (Fernanda Torres) e sua mãe (Fernanda Montenegro) lutam para sobreviver no rigoroso deserto do Nordeste brasileiro com a ajuda de um morador local. Diretor: Andrucha Waddington Duração: 115 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 13 de janeiro, quinta-feira, às 02h e 16h; 14 de janeiro, sexta-feira, às 10h; 15 de janeiro, sábado, às 15h.

Quinta do Pensamento (Literatura, Filosofia, Psicologia, Antropologia) – 13/01

21h30 – “O Lobo do Lobo e a Literatura Latino-Americana” (Série) – Ep. “Mariana Enriquez”

Aos 9 anos, ela aprendeu sobre o terror lendo notas de revistas: torturas, desaparecimentos e sequestros de crianças praticados pela ditadura argentina. Na juventude, vive o horror de uma vida sem perspectivas num subúrbio de um país quebrado economicamente. Escritora e jornalista, Mariana Enriquez se notabiliza por divertir-se com a morte, a crueldade e a violência. Sua literatura é um caso de amor com o terror. Escreve sem receios. Seu compromisso, diz, é com a linguagem, e não com o real. Traz em sua bagagem cultural o fantasma de Silvina Ocampo, sobre quem escreveu um ensaio biográfico. Diretor: Daniel Augusto. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 14 de janeiro, sexta-feira, às 01h30 e às 15h30; 15 de janeiro, domingo, às 20h15; 16 de janeiro, domingo, às 11h.

Sexta da Sociedade (História Política, Sociologia e Meio Ambiente) – 14/01

20h – “1968 – O Despertar” (Série) – Episódio: “A Onda”

As lutas pelos direitos civis dos negros e os primeiros movimentos estudantis contra a Guerra do Vietnã nos anos 1960 deram impulso às revoltas globais que se espalhariam pelo planeta em 1968. No Brasil, o regime militar instaurado em 1964 é contestado pela juventude em protestos na rua ou em organizações clandestinas. A Revolução Cubana é uma inspiração para os movimentos que se espalham pela América Latina e pela África, onde Che Guerava tenta exportar a revolução. Manifestações em toda a Europa são reprimidas duramente. Diretor: Don Kent. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 15 de janeiro, sábado, às 0h e às 12h30; 16 de janeiro, segunda-feira, às 18h; 17 de janeiro, terça-feira, às 14h.

Sábado – 15/01

18h – “Os Ímpares” (Série) - Ep.: “Pedro Santos - Baiana System e Domenico Lancellotti”

Neste episódio, a banda Baiana System faz uma releitura da música "Desengano da Visita", do álbum "Krishnanda", de Pedro Santos. Domenico Lancellotti também é convidado e faz sua versão para "Ritual Negro". Sebastião Tapajós, que tocou no disco, relembra o amigo Pedro Santos e o processo de composição e gravação. Diretor: Henrique Alqualo e Isis Mello Duração: 27 min. Classificação: Livre. 

Domingo – 16/01

19h – “Meu Corpo, Minha Vida” (Documentário)

“Meu Corpo, Minha Vida” é um debate sobre a questão do aborto no Brasil. Vozes de ambos os lados expressam sua opinião: os que acham que o aborto deve ser descriminalizado e os que defendem a lei como está. O filme personaliza esse debate através do caso de Jandira Magdalena dos Santos, morta ao fazer um aborto clandestino, que recebeu cobertura nacional e internacional. Diretora: Helena Solberg. Duração: 75 min. Classificação: 14 anos. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato