MUBI presta homenagem a Jacques Tati com programação especial

Divulgação

Diretor, escritor e ator, Jacques Tati (1907 - 1982) é considerado o grande mestre da comédia francesa, conquistando gerações de crianças e cinéfilos. A MUBI, serviço global de streaming com curadoria, apresenta o especial Férias com o Sr. Tati, em homenagem a um dos diretores mais amados do cinema francês, com quatro de seus filmes mais famosos. Carrossel da Esperança (1949) e Meu Tio (1958) já estão disponíveis. Chegam à plataforma, ainda em janeiro, Playtime – Tempo de Diversão (1967) e As Aventuras de M. Hulot no Tráfego Louco (1971).

Jacques Tati retratou a humanidade ignorante perdida em meio aos absurdos modernos de uma forma engraçada e profética. O cineasta deixou sua marca no colorido mundo vaudeville das salas de concertos e transporta o humor grotesco para o cinema, com surpreendente maestria. Graças ao cinema mudo, suas comédias contêm pouco diálogo, com destaque para a coreografia visual de cenários meticulosos, piadas visuais e sonoras e comportamento humano deliberadamente idiossincrático. Como mestre de seu domínio cômico, Tati construiu não apenas cenários, mas cidades inteiras, em que seus personagens tropeçam divertida e desajeitadamente em construções e engenhocas belíssimas, mas nada práticas. Sua obra traz o caos e a beleza da imprevisibilidade humana face às incessantes forças industrializadas e rotinas consumistas.

O especial Férias com o Sr. Tati começa com seu filme de estreia como diretor, Carrossel da Esperança. Um cativante carteiro é obrigado a mudar sua pacata rotina para seguir o ritmo veloz americano de entrega dos correios, que tem encantado os habitantes da pequena aldeia onde vive e trabalha. O querido Sr. Hulot de Jacques Tati também personifica uma resistência à americanização da vida cotidiana francesa, fazendo aparições na maioria de seus filmes, sempre perplexo e excêntrico. Com seu sobretudo, cachimbo e chapéu característicos, o icônico Sr. Hulot é um agente involuntário da perturbação. Seus escorregões e passos em falso causam estragos na residência elegante da família de seu irmão em Meu Tio, nos escritórios estéreis de Playtime – Tempo de Diversão e em uma exposição internacional de automóveis em As Aventuras de M. Hulot no Tráfego Louco.

Férias com o Sr. Tati
Carrossel da Esperança
Meu Tio
Playtime – Tempo de Diversão – disponível a partir de 17/1
As Aventuras de M. Hulot no Tráfego Louco – disponível a partir de 25/1

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato