TV Brasil apresenta filme que dialoga com obra Chaplin neste domingo

Divulgação

A comédia "Bonga, o Vagabundo" é o destaque da sessão Cine Retrô que a TV Brasil exibe neste domingo (9), às 16h. Inédita na programação do canal público, a trama é estrelada pelo humorista Renato Aragão cujo papel remete ao clássico Carlitos, protagonista da filmografia do genial ator e cineasta Charles Chaplin.

Renato Aragão interpreta um tipo diferente do que costuma desempenhar. Bonga é um vagabundo que vive pelas ruas, sozinho e livre, sem muito compromisso. O personagem-título flerta com o perfil de Carlitos, ícone do cinema mudo e principal signo da vasta obra de Charles Chaplin.

Amargurado e solitário, Bonga é um homem humilde que se mantém ao aplicar golpes singelos para comer. O bom coração é outra característica que o aproxima de Carlitos. Ambos também são românticos e se envolvem em truques ingênuos para se manter em um sofrido cotidiano. O lirismo marca os enredos que além de sorrisos, sensibilizam e tocam as plateias pela emoção.

Além do protagonista Renato Aragão, o filme exibido pela TV Brasil reúne personalidades célebres da dramaturgia nacional. O elenco traz alguns astros como Jorge Dória, Orlando Drummond, Maria Claudia e Neila Tavares. O longa tem direção do cineasta Victor Lima.

A trama em cartaz na faixa de cinema da emissora vai além do entretenimento despretensioso e avança na proposta de crítica social. A história contada na tela não se restringe exclusivamente às aventuras da ação e também se distancia da simples comédia pastelão que tanto faz rir no cinema de Os Trapalhões.

Bonga é um personagem mais comedido em cena do que o hilário Didi Mocó, sujeito que marcou a produção artística de Renato Aragão. Enquanto o maltrapilho é mais moderado, sem tantos trejeitos, Didi tem a sagacidade do malandro. Apesar disso, a simplicidade do primeiro pode ter inspirado o desenvolvimento do papel que consagrou o comediante e atravessa décadas de carreira.

A figura caricata representada por Renato Aragão fez história no programa de televisão e nos sucessos da sétima arte com o famoso grupo Os Trapalhões. No entanto, em carreira solo nas telonas, o humorista atua sem os três companheiros de comédia da trupe nessa produção nacional realizada em 1969.

Enredo

Bonga (Renato Aragão) vaga pela cidade sem rumo e aplica pequenos golpes para conseguir o que comer. Quando está em frente a uma boate, o vagabundo conhece Ricardo (Ronaldo Canto e Mello), um playboy do qual se torna grande amigo.

O rapaz é pressionado pelo pai, Dr. Paulo (Jorge Dória), a casar. Com a ajuda de Bonga, o jovem ricaço arma um plano para apresentar uma noiva falsa à família. As coisas se complicam e na hora que Bonga leva uma amiga que conheceu nas ruas e pela qual é apaixonado. Depois de acontecimentos envolvendo um rapto, a moça e o rapaz se casam, enquanto Bonga continua vivendo solitário nas ruas.

Ficha Técnica

País: Brasil. Ano: 1969. Gênero: comédia. Direção: Victor Lima. Elenco: Renato Aragão, Maria Claudia, Ronaldo Canto e Mello, Neila Tavares, Jorge Dória, Leda Valle, Sergio Dizner, Angelo Antonio, Orlando Drummond. Inédito. 104 min. Classificação Indicativa: Livre.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato