Ad Code

TV Brasil e Rádio Nacional apresentam especiais nos 457 anos do Rio

Divulgação

Em comemoração aos 457 anos da cidade do Rio de Janeiro, a TV Brasil e a Rádio Nacional trazem diversos conteúdos temáticos em suas programações. Para celebrar o aniversário da capital fluminense nesta terça-feira, dia 1º de março de 2022, especiais com documentários e músicas estão no ar pelas emissoras públicas.

A Agência Brasil e as produções jornalísticas televisivas e radiofônicas ainda fazem a cobertura factual. O público também pode acompanhar as atrações preparadas para a data festiva pelas redes sociais dos veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

A efeméride guarda uma curiosidade para 2022. A data coincide com uma das maiores expressões da cultura popular do país: o aniversário do Rio de Janeiro ocorre em plena terça-feira de Carnaval. A sincronia não poderia ser mais propícia para exaltar a Cidade Maravilhosa que é berço do samba.

Imagens aéreas em produção documental

Na telinha, a programação da TV Brasil em homenagem à metrópole traz cenas incríveis do Rio de Janeiro. O canal público exibe edições temáticas da série Brasil Visto de Cima. A atração documental apresenta quatro episódios sobre a cidade.

O especial carioca tem início com dois programas em sequência sobre a Zona Oeste e a Zona Sul em cartaz na noite de segunda (28/2), a partir das 23h45. Um passeio sobre os principais cartões-postais é o destaque da tarde de terça (1/3), às 16h, enquanto percorre o Centro do Rio, à noite, em horário nobre, às 21h.

O ator Felipe Camargo narra o episódio da segunda temporada que a emissora mostra na terça-feira à tarde. Já os três demais selecionados, que integram o quinto ano da produção, têm locução do também ator Caio Blat.

Voo panorâmico nos ares fluminenses

As produções em reverência ao Rio começam com uma viagem sob a Zona Oeste. O primeiro programa da noite de segunda recorda que desde os anos 1980 essa área geográfica é a região da capital que mais cresce. Em meio a lagoas, praias e parques, surgem joias da arquitetura contemporânea como a Cidade das Artes e o Parque Olímpico especialmente construído para os Jogos de 2016.

Logo após, a segunda atração de Brasil Visto de Cima visita alguns trechos da Zona Sul do Rio de Janeiro, o maior polo turístico do país. O plano de voo inclui a Lagoa Rodrigo de Freitas, a Gávea, a Urca, a enseada de Botafogo e os palácios centenários do bairro.

Na tarde de terça, as imagens revelam um Rio de Janeiro que fica ainda mais lindo bem do alto. O público tem a chance de conhecer, à distância, a terra do samba com ampla riqueza visual. A obra documental oferece um show de cenas aéreas. Através de imagens feitas em helicópteros e drones, oferece ângulos, visões e reflexões sobre encantos, belezas e curiosidades da "carioquice".

A produção inclui sequências que visitam bairros famosos onde ficam badaladas praias cantadas em versos pelo mundo todo. Na série também há espaço para a beleza que se destaca pelo verde deslumbrante presente na extensa faixa de natureza no litoral com vegetação nativa da Mata Atlântica.

A celebração à Cidade Maravilhosa no seriado termina durante a noite de terça. O conteúdo exibido na telinha da TV Brasil sobrevoa os bairros que ficam nas redondezas do Centro do Rio de Janeiro. O percurso é uma aula de história sobre a capital e, ao mesmo tempo, uma lição de arquitetura.

Em meio a paisagens exuberantes, monumentos da fase colonial se misturam a exemplares da Belle Époque e do modernismo brasileiro e internacional. Essa edição ainda resgata acontecimentos marcantes do país que aconteceram no Rio antigo.

Presente na faixa nobre da programação do canal, a série documental Brasil Visto de Cima está no ar em diversos horários junto com obras de cunho ambiental e produções documentais do país e do exterior sobre a fauna, a flora e a biodiversidade.

Este conteúdo nacional tem janela na telinha da emissora de segunda a sexta, às 16h e à 0h15. Entre terça e sexta, o programa está na grade às 21h. A TV Brasil disponibiliza horários alternativos do seriado no fim de semana. Aos domingos, o público tem a oportunidade de rever os episódios às 18h30 e à 1h. A EBC adquiriu os 135 episódios das cinco temporadas, com cerca de 26 minutos por edição.

Noticiário sobre o Rio nos telejornais

A cobertura jornalística do aniversário da cidade do Rio de Janeiro também é garantida na emissora. Com reportagens factuais, os telejornais da TV Brasil apresentam, ao vivo, as principais notícias sobre a data ao longo da terça-feira.

O público pode assistir às atrações telejornal no Repórter Rio, ao meio-dia, com apresentação de Munike Moret; logo depois, às 12h15, no Repórter Brasil Tarde, com Luiz Carlos Braga; e às 19h, telejornal noturno Repórter Brasil, sob o comando dos apresentadores Paulo Leite e Katiuscia Neri.

Com transmissão simultânea pelas redes sociais, os noticiários do canal são veiculados de segunda a sexta. O Repórter Rio e o Repórter Brasil Tarde entram no ar em sequência direto do estúdio de vidro da TV Brasil na capital fluminense, com participação em tempo real dos jornalistas da emissora. Mais tarde, no início da noite, o Repórter Brasil informa os principais fatos que tiveram destaque no dia.

Cultura musical carioca

A Rádio Nacional tem conteúdos jornalísticos para sua cobertura factual sobre os 465 anos do Rio. Além do noticiário, a emissora também leva ao ar sucessos musicais. Na segunda hora do programa Sintonia Nacional, às 17h, a produção apresenta um especial produzido por Astrid Nick com repertório temático.

Durante a produção, com transmissão local para a capital fluminense, uma série de grandes clássicos de compositores brasileiros celebra a Cidade Maravilhosa. Músicas que marcaram época, cruzam gerações e integram o cancioneiro nacional estão entre as obras selecionadas para a atração.
 
A melodia e o canto com a sonoridade tipicamente carioca embalam o fim de tarde da Rádio Nacional. A interação com o ouvinte está assegurada. Os interessados podem mandar mensagem para a emissora por meio do WhatsApp (21) 97119-9966.

No ar de segunda a sexta, entre 16h e 18h, o programa Sintonia Nacional traz o melhor da música popular brasileira. Os conteúdos mesclam canções de gêneros nacionais, entrevistas sobre vários temas de utilidade pública e participações da equipe de reportagem.

Leve e divertida, a produção contempla informações de esporte, trânsito, saúde, cultura e tudo o que acontece na Cidade Maravilhosa. Com uma linguagem descontraída que é a cara do ouvinte carioca, o programa Sintonia Nacional tem apresentação da jornalista e experiente locutora Gláucia Araújo.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code