Ad Code

Canal Arte1 estreia série 'Arte Indígena Contemporânea' nesta quinta-feira

Divulgação

Nesta quinta-feira (10/3), às 22h30, o canal Arte1 estreia "Arte Indígena Contemporânea". A série, com oito episódios de 30 minutos cada um, tem patrocínio do Instituto Cultural Vale. Com a série, o Arte1 e o Instituto Cultural Vale dão sequência a uma parceria iniciada no ano passado, que viabilizou a inédita transmissão das mesas da Flip na TV.

Cada episódio de “Arte Indígena Contemporânea” é dedicado à história e ao processo criativo de um artista expoente da cena atual. Entre os contemplados está o biólogo e artista Emerson Munduruku, que incorpora a persona de Uýra Sodoma em suas performances artísticas. Uýra é sua forma de reivindicar o próprio corpo trans. Registros de performances suas integraram a 34ª Bienal de Arte de São Paulo, em 2021, que também contou com patrocínio do Instituto Cultural Vale.

Outra artista presente na série é Duhigó Tukano, que no ano passado tornou-se a primeira indígena amazonense a ter uma obra pertencente ao acervo do Masp. Sua tela “Rede Macaco”, de 2019, retrata o ritual de nascimento de um bebê do povo tukano, no interior de uma maloca.

Com a série “Arte Indígena Contemporânea”, o canal Arte1 tem a intenção de colaborar com um movimento recente e necessário, que envolve instituições de arte do mundo todo, de reparação histórica e reconhecimento de expressões artísticas que foram negligenciadas e silenciadas ao longo de séculos.

Na estreia, nesta quinta-feira, o assinante confere o episódio com a artista visual Carmézia Emiliano (foto). Da etnia macuxi, ela começou a pintar graças ao amigo poeta Eliakin Rufino, que lhe deu a primeira tela em branco. À beira do Lago Caracanaã, na Normandia, no Estado de Roraima, Carmézia relembra esse início da trajetória nas artes e conta como retrata suas tradições nas obras, principalmente a relação de seu povo com as águas. Carmézia, que hoje mora em Boa Vista, foi madrinha da primeira exposição de Jaider Esbell, protagonista na luta pelo reconhecimento da arte indígena e que nos deixou no ano passado.

Toda quinta-feira, às 22h30, o canal Arte1 vai apresentar um episódio inédito.

Arte Indígena Contemporânea:
Estreia, quinta-feira (10/3), às 22h30
Reapresentações: 11/3 às 17h30, 12/3 às 8h30 e 15/3 às 11h30 e 21h

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code