Ad Code

''CNN Nosso Mundo'' fala sobre guerra com Gunther Rudzit

Divulgação

O ''CNN Nosso Mundo'' recebe nesta sexta-feira, 04  de março (22h30) o professor de Relações Internacionais da ESPM, Gunther Rudzit,  para falar sobre a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, as estratégias e a possibilidade de um ataque nuclear. Ele afirma que “estamos longe disso”. Rudzit explica que existem as armas nucleares táticas, que são usadas em campo de batalha, com poder destrutivo equivalente às bombas de Hiroshima e Nagasaki, e as armas estratégicas, capazes de destruir uma cidade como São Paulo. Mas avalia que nenhuma delas deve ser usada neste conflito. “Eu ainda não acredito que ele [Putin] tome uma atitude que faça a Rússia desaparecer como sociedade”, diz Rudzit.   

No bate papo com as apresentadoras Luciana Barreto, Rita Wu, Thais Herédia e Lia Bock, o professor da ESPM diz que, ao atacar a Ucrânia,  Vladimir Putin surpreendeu o mundo. “A lógica indicava que Putin não seguiria esse caminho [de guerra], porque as consequências seriam muito graves. E mesmo assim ele foi”, afirma. Ele também analisa o comportamento do resto da Europa frente ao conflito: “Os europeus esperavam que o governo ucraniano se desestruturaria em 48 horas. Quando isso não aconteceu, pelo contrário, os europeus falaram ‘opa, dá pra sustentar esse governo’''. 

Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), com tema na área de Segurança Internacional, Gunther Rudzit analisou o cenário e afirma que não tem como prever qual será o desfecho. “Você só tem certeza de que os planos estão perfeitos até o primeiro tiro. Depois disso, nunca se sabe como o outro lado vai reagir”, alerta. 

O programa ''CNN Nosso Mundo'' é exibido às sextas-feiras (22h30), pela CNN Brasil.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code