Ad Code

'Esporte Espetacular' mostra a participação das vedetes na história do futebol feminino no Brasil

Divulgação Globo

Se hoje o futebol feminino é uma realidade no país, com a seleção brasileira participando dos principais campeonatos do mundo e as mulheres disputando competições oficiais desde as categorias de base até o profissional, na década de 1950 a realidade era bem diferente. O 'Esporte Espetacular' deste domingo, dia 20, viaja ao fim desta década que ficou marcada pelo pioneirismo e ruptura de paradigmas. No intuito de arrecadar fundos para o Retiro dos Artistas, as vedetes – atrizes e cantoras que se apresentavam e eram protagonistas de espetáculos em teatros e casas noturnas –, reuniram-se para organizar amistosos entre equipes de Rio de Janeiro e São Paulo. Porém, tal ideia precisou de muita luta para ser colocada em prática. 
 
O futebol feminino era proibido no Brasil naquela época. Principal entidade do futebol nacional naquele período, a Confederação Brasileira de Desportos também se posicionou contrária às partidas. Nada foi capaz de impedi-las, nem mesmo uma ameaça da polícia. O repórter André Gallindo encontrou com personagens que fizeram parte deste movimento que acabou entrando para a história. Entre elas, a cantora Conchita Mascarenhas, que era a capitã do time carioca. Uma liminar na Justiça deu o direito de as vedetes entrarem em campo no Pacaembu e no Maracanã.
 
No programa deste domingo também dois convidados estarão no estúdio, ao vivo. Fernando Fernandes, novo apresentador do ‘No Limite’, tomará um café da manhã com Barbara Coelho e Lucas Gutierrez e irá relembrar a época em que tinha um quadro dentro do ‘Esporte Espetacular’. Além disso, comentará uma reportagem de Joanna de Assis sobre o também cadeirante Leandro Badi, que ficou paraplégico em 2010 e oito anos depois se tornou um dos responsáveis pela criação do Instituto Faca na Cadeira, voltado a promover práticas esportivas a pessoas com deficiência física. O outro convidado será o humorista Marco Luque, que estará no programa para falar sobre Chico Anysio. Na próxima quarta-feira, dia 23, completa uma década da morte de um dos expoentes do humor no Brasil, responsável pela criação de centenas de personagens. O apresentador Lucas Gutierrez preparou, inclusive, uma homenagem recordando as vezes na carreira em que o esporte fez parte da vida de Chico Anysio.
 
O ‘Esporte Espetacular’ deste domingo começa logo depois do ‘Auto Esporte’.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code