Ad Code

Forte de Santa Maria é destino de série documental da TV Brasil

Divulgação

O terceiro episódio inédito do seriado Fortes do Brasil desembarca em um dos monumentos mais belos da Baía de Todos os Santos, o histórico Forte de Santa Maria. A edição integra a nova temporada da série documental da TV Brasil e vai ao ar neste domingo (27), às 19h.

Peça chave no sistema de defesa do Porto da Barra, o Forte de Santa Maria contribuiu para a garantia da unidade do território nacional. Além de ser um dos grandes exemplares da engenharia militar brasileira, sua posição privilegiada confere à edificação uma referência para os turistas que visitam Salvador. 

Durante o episódio deste domingo, a produção entrevista Adler Homero, historiador do  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); Amanda Oliveira, fotógrafa; Capitão Marco Antônio, gestor dos Fortes (Comando 6ª Região Militar); César Ornellas, historiador; Mário Mendonça, arquiteto; Mário Bruno, pescador e mergulhador; Pablo Iglesias Magalhães, historiador e professor; e professor Bira, geógrafo.

Construído a partir de 1614, o Forte de Santa Maria tem projeto original assinado pelo engenheiro-mor e dirigente das obras de fortificação do Brasil Francisco de Frias da Mesquita. A estrutura básica atual é de 1696, quando o monumento foi refeito em alvenaria de pedra e cal, com projeto atribuído ao engenheiro José Pais Esteve. 

Hoje administrado pela Marinha, o Forte de Santa Maria foi tombado em 1938 pelo Iphan. Sua fachada ainda exibe o emblema do Império do Brasil, brasão que sobreviveu à Proclamação da República.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code