''Nunca vivi uma entrevista tão confessional'', diz José Miguel Wisnik no Provoca desta terça-feira

Divulgação/Gelse Montesso

Nesta terça-feira (29/3), o músico e compositor José Miguel Wisnik é o convidado do Provoca. Comandado por Marcelo Tas, o programa recebe o ensaísta e professor sênior de Literatura Brasileira na USP, em uma conversa onde o erudito e o popular se encontram, sobre música, arte, literatura e a vida. Na TV Cultura, a atração vai ao ar a partir das 22h.
 
Em seu livro “Veneno Remédio”, lançado em 2008, José Miguel Wisnik trata sobre as miscigenações entre o popular e o erudito. Ao longo dos capítulos, escreve sobre o futebol como fenômeno cultural e artístico de grande importância e, durante o programa, explica como tal miscigenação pode ser encontrada, a todo momento, nas artes mais diversas.
 
“A música é a mais apaixonante das artes (...) porque é a que mais provoca amor ou ódio. Os ouvidos não têm pálpebras, então, quando toca já está dentro de você. Não tem como tirar.” frisa o convidado. 
 
Ao falar sobre música brasileira, em especial samba e canções de João Gilberto, Wisnik demonstra como na popularidade é possível identificar traços eruditos que enriquecem as melodias. Além disso, de maneira breve, o convidado também fala sobre outras influências artísticas importantes nacionalmente e rebate críticas recentes feitas por autores como Ruy Castro às vanguardas modernistas. 
 
O convidado não escapa das provocações feitas por Tas. Como o mesmo relata durante a atração, está treinado a dar um “drible” e não se esquivar dos questionamentos. Por fim, ressalta: "Nunca vivi uma entrevista tão confessional.”

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato