Ad Code

"Os Segredos das Marcas'' fala sobre globalização no episódio deste domingo

Divulgação

No quinto episódio da série ''Os Segredos das Marcas'',  neste domingo, 13 de março (22h30), o tema é "Globalização”. Num mundo cada vez mais sem fronteiras, o episódio mostra como exportar garantindo que a marca  mantenha sua alma. 

O episódio mostra como grandes empresas conseguiram se estabelecer em vários  continentes. Um exemplo é a Volkswagen, que aproveitou a escassez para impulsionar seus negócios, levando o pequeno Fusca para outros mercados além da Alemanha, após o fim da Segunda Guerra Mundial. Com essa estratégia, conseguiu se estabelecer nos Estados Unidos, onde o sucesso, até então, eram os carros enormes fabricados em Detroit. A empresa provou desta forma que uma das condições para globalizar uma marca com sucesso é o equilíbrio entre manter o padrão dos produtos e se adaptar à cultura local.

Outro exemplo é o  Starbucks, que leva o mesmo padrão de café a  qualquer lugar do mundo. Mas isso não impediu uma adaptação ao mercado asiático, onde a bebida preferida é o chá. A Nokia também soube se adaptar à Índia, adicionando funcionalidades aos seus celulares que são específicas da realidade local.  

O episódio fala da importância das  pesquisas sobre os novos mercados. A  L’Oreal fez isso muito bem,  descobrindo no mercado indiano a  demanda por cosméticos masculinos Isso permitiu a criação de uma linha de produtos e a abertura de um novo mercado. O programa mostra, ainda, como a Samsung deixou de ser uma empresa de componentes eletrônicos local para se tornar uma das gigantes de tecnologia no mundo.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code