Ad Code

TV Brasil visita o Farol da Barra em edição inédita de série documental

Divulgação

O segundo programa inédito da nova temporada do seriado Fortes do Brasil desembarca em um dos maiores símbolos do povo soteropolitano, o Forte de Santo Antônio da Barra. Mais conhecido como Farol da Barra, o lugar é o destino da produção documental neste domingo (20), às 19h, na TV Brasil.

Pioneiro entre todos os fortes da entrada da Barra de Salvador, o monumento teve participação direta em eventos marcantes, como as invasões holandesas do século XVII. Construído para defender a Baía de Todos os Santos, o Forte de Santo Antônio é uma testemunha viva da história do país.

Além das características arquitetônicas dessa fortificação, o episódio da série documental aborda a colonização de Salvador, o incidente com o Galeão Sacramento e a relação entre esse patrimônio histórico e a cultura local. O cantor e guitarrista baiano Armandinho Macedo faz uma participação especial.

Para esclarecer aspectos da memória dessa fortaleza e contar curiosidades sobre o ponto turístico, a equipe da emissora pública entrevista especialistas. Os convidados elucidam dúvidas e trazem contribuições preciosas sobre esse cartão-postal do litoral baiano.

Personalidade identificada com a cultura regional, o músico Armandinho Macedo é categórico ao definir o espaço. "O Forte das Barra é uma representação visual da Bahia muito forte", afirma o artista em frente à edificação na orla de Salvador.

Os estudiosos que participam deste episódio são os historiadores Adler Homero, César Ornellas e Pablo Inglesias, o arquiteto Mário Mendonça e o geógrafo Professor Bira. A produção ainda traz depoimentos do capitão Marco Antônio, gestor de fortes do Comando da 6ª Região Militar, e do comandante Reuben Bello Costa, administrador do Museu Náutico da Bahia.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code