Ad Code

Amazônia vista do alto: equipe da GloboNews sobe torre de 326 metros, no meio da floresta

Divulgação Globo

Imagine a sensação de ter uma visão panorâmica da Floresta Amazônica, a 326 metros de altura? A repórter Daniella Gemignani mostra como foi a experiência de subir no ponto mais elevado da maior torre de observação e monitoramento ambiental do mundo, a ATTO (Amazon Tall Tower Observatory), no 'GloboNews Especial – Amazônia do Alto'. Dividida em dois episódios, a reportagem será exibida nos próximos domingos, dias 17 e 24, às 21h30, na GloboNews.   
 
Com 1.500 degraus e situada a 150 km de Manaus, a ATTO é mais alta que a Torre Eiffel e oito vezes maior que o Cristo Redentor. O local faz parte de um projeto de pesquisa da Amazônia, gerido em conjunto por cientistas da Alemanha e do Brasil, que registra dados meteorológicos, químicos e biológicos, como a concentração de gases de efeito estufa. Durante uma semana, a equipe da GloboNews conheceu projetos que usam tecnologia de ponta em pesquisas sobre os efeitos das mudanças climáticas.   
 
A viagem até a torre ATTO levou cerca de 20 horas de carro e de barco até o acampamento dos cientistas, que fica numa região isolada da Amazônia Central. A equipe passou duas noites no local e madrugou no dia da subida à torre. O calor e a umidade dificultaram o acesso e os profissionais tiveram que subir carregando parte do equipamento para registrar as imagens de cada etapa do trajeto. Mas o esforço valeu a pena. "Foi uma das vistas mais incríveis que eu já vi na minha vida. É impressionante mesmo. O sentimento que vem é a percepção de como somos pequenos no mundo, diante da Amazônia imensa, majestosa", resume a repórter Daniella Gemignani. 
 
A equipe também visitou outro importante ponto de pesquisa na Amazônia, o projeto AmazonFACE, em fase de implantação. O projeto pretende simular o aumento das emissões de CO2 em uma área da floresta, em concentrações previstas para 2050, para entender os impactos e as respostas ao fenômeno. Depois de pronto, o laboratório será o maior do mundo a céu aberto. 

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code