Ad Code

Bete Ribeiro viaja e mostra a arte do sul da Bahia no ''Kombina''

 Vinicius Ribeiro/Divulgação TV Aparecida 

A apresentadora Bete Ribeiro fez uma viagem incrível pelo litoral sul da Bahia para mostrar suas experiências nas próximas edições do ''Kombina''. O programa da TV Aparecida vai destacar a arte local, os destinos turísticos e a história do Descobrimento do Brasil.  

E o programa deste domingo (3/4), às 14h, foi todo gravado no distrito de Trancoso. Serão conhecidos os artesãos locais, a cultura e a fé da população. Lindas imagens e paisagens paradisíacas compõem o cenário deste Kombina especial.

A produção vai mostrar o Quadrado (um dos lugares mais famosos da Bahia), berço do artista Valquito Lima. Neste lugar suas obras estão permanentemente expostas. Neto de Licínio Alves, grande mestre da arte folclórica, o artista assumiu o compromisso de colorir os mastros sagrados e manter viva essa tradição no vilarejo. Eles são trocados anualmente durante as celebrações de São Sebastião e de São Brás.  

“O mastro é como um ex-voto, um material de promessa. Por meio das cores e das simbologias, tento transmitir para a comunidade a esperança de um ano melhor”, contou Valquito, acrescentando: “Cuidar desse patrimônio é minha missão maior. Busco preservar os ensinamentos de meu avô e passá-los às próximas gerações”. 

Bete Ribeiro conversou também com os artesãos que trabalham com o barro:  Josevaldo Santana, o Jó, e José de Almeida, conhecido como Zé da Cerâmica. O Zé, por exemplo, gosta muito de modelar entre outros temas, a igrejinha do Quadrado. “Mas nosso carro-chefe são as luminárias. Toda a rede hoteleira da cidade compra”, disse ele. 

A apresentadora da TV Aparecida também vai mostrar ao público o trabalho de Damião Vieira, que tem no Quadrado o cenário para a maioria de suas obras. Suas telas aumentaram em quantidade e tamanho: hoje, o artista produz versões de até três metros e há mais de 30 anos pinta as bandeiras de São Sebastião e de São Brás. 

Outra entrevistada é a artesã Ieda, que esculpe e pinta as paisagens do local na madeira. E Bete Ribeiro ainda vai mostrar a loja colaborativa, também em Trancoso, onde diversos artesãos se reúnem para expor e comercializar seus trabalhos. A loja tem artesanato e muitos produtos de materiais reciclados.  

“Kombina”, domingo, às 14h  

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code