Ad Code

'Conversa com Bial' coloca o urbanismo em pauta e discute o desenvolvimento das cidades

Divulgação Globo

No 'Conversa com Bial' de hoje, dia 25, Pedro Bial recebe o arquiteto e urbanista Sergio Magalhães, que lança o livro “Reinvenção da Cidade: Interação, Equidade, Planeta”, e o jornalista Raul Juste Lores, autor de “São Paulo nas Alturas: a revolução modernista da arquitetura e do mercado imobiliário nos anos 1950 e 1960” – indicado ao Prêmio Jabuti de Artes pelo título -, para uma conversa sobre a construção e reinvenção das cidades, e a relação disso com aspectos econômicos, sociais e ambientais do país.
 
A produção do programa levou Raul para uma visita ao centro de São Paulo para uma análise da atual situação, pós-pandemia. Raul acredita o espaço sofreu uma ressignificação, sobretudo porque muitas empresas saíram da cidade, e ela acabou sendo ocupada por repartições públicas. Como resultado, agravado pelo home office, outros empreendimentos que se beneficiavam dos antigos negócios, como restaurantes, também acabaram fechando. Ele acredita que a recuperação da cidade exigirá investimento, esforço e carinho.
 
Sergio, por sua vez, faz um resgate da história sobre o desenvolvimento das cidades: “Acho que a questão ideológica se construiu a partir do Movimento Moderno, ao longo do século 20, de achar que as cidades existentes não eram boas o suficiente, e que deveríamos construir novas. Um exemplo disso é de 1925, do grande arquiteto Le Corbusier, que pensou em construir no centro da cidade de Paris uma cidade nova”. “Essa ideia de que a cidade existente não valia nada esteve conectada ao desenvolvimento da indústria automobilística e da perda do transporte sobre trilhos, que estruturavam as cidades até então. Sobre trilhos como trens, no caso do Rio de Janeiro e de algumas grandes cidades, e de bondes. O automóvel e o ônibus são muito mais flexíveis, e se espalham pelas cidades com muito mais facilidade em áreas sem infraestrutura, e isso foi muito incentivado”, continua.
 
Sergio conclui o pensamento explicando que as cidades perderam densidade demográfica de forma expressiva nos últimos 50, 60 anos: “Até o final dos anos 2030, nós teremos estabilidade demográfica. No entanto, as cidades continuam se expandindo com a mesma população, isto é, estamos tirando população das áreas consolidadas e levando para áreas distantes, em geral sem infraestrutura e com muita miséria”, finaliza.
 
Com direção artística de Monica Almeida, o ‘Conversa com Bial’ vai ao ar na TV Globo de segunda a sexta, após o ‘Jornal da Globo’. O programa também é exibido no canal internacional da Globo e em simulcast no Globoplay. As entrevistas também podem ser acompanhadas no podcast ‘Conversa com Bial’, disponível no Globoplay ou em qualquer plataforma de áudio.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code