Ad Code

Documentário sobre o professor enigmático, Bernard Haitink, estreia domingo (24), no Film&Arts

Divulgação

Estreia neste domingo, 24/04, às 19h, na programação do Film&Arts, o documentário "Bernard Haitink - O Professor Enigmático", que aborda o carinho e parceria do músico recém falecido, que por 68 anos esteve à frente de orquestras. A produção tem direção de John Bridcut.

Com memórias e conversas sinceras e emocionais com o violinista neerlandês, Bernard Haitink, que faleceu em outubro de 2021, o documentário traz a história do músico, desde sua infância em Amsterdã durante a Segunda Guerra Mundial, sob ocupação alemã, e como essas experiências moldaram sua visão de mundo. Bernard também descreve em entrevista suas tentativas hesitantes de iniciar uma carreira de maestro na Holanda no início dos anos 1950, seu relacionamento tenso com a Orquestra Concertgebouw em Amsterdã e seus anos às vezes difíceis na Royal Opera House, Covent Garden. Os membros de sua família também dão uma visão rara do homem privado, enquanto o mestre se preparava para suas últimas apresentações antes do anúncio de sua aposentadoria aos 90 anos.

ridcut envolve músicos com quem Haitink trabalhou, para que expliquem suas perspectivas sobre os segredos da técnica de regência do artista, e como sua abordagem mudou durante as quase sete décadas de apresentação à frente de orquestras, e seus conselhos aos jovens músicos que esperam seguir a carreira. Entre os nomes mais famosos do meio que já trabalharam com Bernard se encontram Dame Sarah Connolly e Sir Thomas Allen, o pianista Emanuel Axe, o compositor Mark-Anthony Turnage e músicos da Filarmônica de Viena e da Orquestra da Rádio da Holanda, bem como da Concertgebouw.

Confira as performances finais de Bernard Haitink, prestigiando o mestre que traduzia a música com as mãos, em seus ensaios e performances, e registros da estreia europeia do Proms 2008 de uma peça de Turnage, música de Beethoven, Mahler, Stravinsky e Wagner.

A produção "Bernard Haitink - O Professor Enigmático" também pode ser vista nas operadoras de VoD que oferecem o Film&Arts em seu plano.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code