O porto-riquenho Residente e o jornalista Heraldo Pereira são os próximos convidados do 'Conversa com Bial'

Divulgação Globo

René Pérez, dono do nome artístico Residente, é o participante de hoje (20) do 'Conversa com Bial'. O músico e letrista porto-riquenho, vocalista da banda Calle 13, alcançou um feito inédito no Grammy Latino ao somar 25 prêmios. Em entrevista a Pedro Bial, ele fala de sua relação com a música brasileira desde jovem, e a importância de trazer características do país para suas letras e videoclipes de cunho político, a partir, principalmente, da relevância que o Brasil tem para a América Latina.
 
Residente lançou o rap “This Is Not America” com passagens históricas de alguns países do continente latino, acompanhada de videoclipe. Sobre a composição, diz: “Para mim foi só senso comum. Escrevi do coração aquilo que eu aprendi [...]. Sei que os cinco presidentes em apenas 11 dias foram na Argentina [referindo-se a renúncia de Fernando de La Rúa, em 2001, até a escolha de Eduardo Duhalde como novo presidente], sei que os falsos positivos foram na Colômbia [sobre a morte de jovens civis por militares num conflito interno colombiano]. Então não precisei verificar os fatos porque eu já tenho conhecido isso há muito tempo”. O artista também fala de sua relação com a escrita – busca escrever cerca de quatro horas por dia para treinar -, e que está roteirizando um filme sobre a história política de Porto Rico.
 
Para dar continuidade a conversas com personalidade que tem alguma abordagem política, amanhã, dia 21, Pedro Bial recebe Heraldo Pereira, primeiro jornalista negro a apresentar o ‘Jornal Nacional’, e que hoje ancora o noticiário de política do ‘Bom Dia Brasil’, na TV Globo, direto de Brasília - DF. Heraldo compartilha sua trajetória, que teve início na rádio no começo dos anos 80. Na época, o Brasil vivia a redemocratização e ele comenta: “Sou da geração de 1961. Fui um menino; rapaz, que não podia votar. Quando surgiu o processo democrático havia na turma uma grande expectativa em votar e escolher o presidente”, diz.
 
Heraldo começou na TV como repórter, e o ‘Conversa com Bial’ traz registros de algumas das coberturas mais importantes, entre elas um conflito na África do Sul entre os negros e o governo branco, durante o apartheid. O jornalista recorda o episódio: “Eu estava com uma equipe em que o cinegrafista e o auxiliar eram brancos, e eu negro. Tínhamos uma dificuldade porque durante o apartheid brancos não andavam com negros, então era uma confusão [...]. Tínhamos que ir a banheiros diferentes, e isso era já nos anos 90 [...]. Estávamos indo para a Convenção da Paz, a primeira em que Nelson Mandela participou e junto com Frederic de Klerk, que era o presidente sul-africano branco”, conta.
 
Com direção artística de Monica Almeida, o ‘Conversa com Bial’ vai ao ar na TV Globo de segunda a sexta, após o ‘Jornal da Globo’. O programa também é exibido no canal internacional da Globo e em simulcast no Globoplay. As entrevistas também podem ser acompanhadas no podcast ‘Conversa com Bial’, disponível no Globoplay ou em qualquer plataforma de áudio. Excepcionalmente hoje e amanhã, dias 20 e 21, o programa não será exibido no Rio de Janeiro, e não haverá exibição nacional na sexta, dia 22, devido à transmissão dos desfiles das escolas de samba durante o Carnaval. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato