Ad Code

Partituras estreia nova temporada de concertos na TV Brasil

Divulgação

A TV Brasil apresenta a nona temporada de espetáculos inéditos do programa Partituras a partir deste domingo (10). Os recitais selecionados para a atração entram no ar à 0h30, logo após a faixa Cine Nacional, com sucessos da sétima arte do país. A primeira edição exibe o concerto "Encontros Musicais em Noailles".

Para a nova leva de episódios, a emissora pública reúne apresentações especiais em homenagem a compositores consagrados que são referência na música erudita. A produção ainda mescla concertos em grandes palcos com musicais para pequenas formações ou mesmo executados por solistas A temporada também conta com performances de novos talentos da arte nacional e músicos brasileiros de orquestras renomadas.

Artistas internacionais na abertura da temporada

O programa de estreia da nova sequência de atrações do Partituras acompanha o espetáculo sobre o histórico Hotel Noailles, na França. Produzida pelo Instituto Musica Brasilis, a iniciativa faz parte da série Baroque in Rio. O especial destaca o encontro entre a música barroca e a arquitetura através da apresentação de obras de compositores consagrados em edificações incríveis.

A edição que marca o início da temporada revela curiosidades sobre o hotel construído por Jules Hardouin-Mansart, o primeiro arquiteto de Luís XIV. O espaço foi palco de intensa atividade musical, a arte predileta de seus proprietários.

Em 1778, o Hotel Noailles hospedou, ao mesmo tempo, os geniais compositores Wolfgang Amadeus Mozart e Johann Christian Bach. O repertório do musical reflete esse famoso encontro, além de incluir obras de grandes autores franceses.

Patrimônio da arquitetura, as instalações do hotel servem de palco para a performance dos músicos Olivier Baumont (cravo), Julien Chauvin (violino), Aurélien Delage (cravo) e Atsushi Sakai (viola da gamba).

O primeiro episódio inédito do Partituras nesta leva ainda traz o depoimento de Françoise Brissard, atual proprietária do Hotel Noailles. Ela comenta os principais momentos musicais vividos na edificação.

A convidada rememora acontecimentos marcantes e conta diversas singularidades sobre o hotel erguido entre 1678 e 1682. A construção foi sede de intensa atividade musical na região parisiense.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code