Sky vai assumir o comando dos serviços de TV e IPTV da operadora OI

Reprodução

Depois de um bom tempo sem novidades, a operadora Oi aparenta ter encontrado uma solução para o desinvestimento da operação de TV por assinatura via satélite: transferir a base pós-paga integralmente para a Sky, que já opera exclusivamente com DTH. O acordo (term sheet, ou instrumento) foi celebrado entre as duas nesta quinta-feira, 28, e divulgado em fato relevante pela operadora.

Com isso, a Oi prevê uma "eventual transferência da integralidade da base" de TV paga DTH para a Sky, e a "utilização da infraestrutura IPTV (…) da Oi e a prestação de serviços com relação a essa infraestrutura pela Sky, com o compartilhamento de receitas auferidas entre Oi e Sky". Ou seja, a Oi utilizará a infraestrutura de de fibra até a casa do usuário (FTTH) para prestar serviços à operadora parceira. Por sua vez, a Sky se comprometeu a adquirir a base pagante de DTH da Oi (cerca de 1,74 milhão de assinantes, pois não inclui os clientes do Oi Livre) e vai levar também os 80 mil clientes de IPTV, utilizando a plataforma técnica da Oi TV. Com isso, a Sky ficará com cerca de 5,9 milhões de assinantes, contra os 4,1 milhões atuais. Vale lembrar que a transação ainda depende de aprovação do Cade, que analisará aspectos concorrenciais.

O texto não menciona nenhum valor de negociação, o que indica que pode ser um acordo envolve o compromisso da Sky de assumir os custos de programação da Oi. De fato, quando foi anunciado o plano de desinvestimento, a operadora estabeleceu um preço de apenas R$ 20 milhões para a venda da operação. Segundo apurou este noticiário, os custos da utilização do satélite da SES deve permanecer pelo menos período de migração de base para o satélite que a Oi utilizava (o SES 6, lançado em 2012) para o satélite da Sky, estimado em cerca de dois anos, e a desativação dos serviços do Oi Livre (basicamente, canais obrigatórios pela Lei do SeAC e mais alguns canais abertos).

Satélite

A aprovação da SES, ou pelo menos uma renegociação de contrato entre a Oi e a operadora de satélite, era uma peça chave para a venda do ativo de DTH. Outro problema para a Oi eram os contratos de programação, mas sendo a Sky uma operadora de TV por assinatura com uma base maior do que a da Oi TV, este problema é mais facilmente contornável. Mas existem algumas diferenças que precisarão ser endereçadas, pois a Oi TV tem uma programação mais ampla, sobretudo na quantidade de canais regionais da Globo. A Sky deverá assumir os custos de programação, mas não está especificado se ela repassará as condições contratuais para o serviço de IPTV da Oi.

"O fechamento da Operação, o qual deverá ocorrer somente após cumprimento das Condições Precedentes, garantirá ao Grupo Oi a execução de sua estratégia de desinvestimento do negócio de TV por assinatura com base na tecnologia DTH, ao mesmo tempo em que possibilitará a manutenção de uma participação importante na geração de receitas de conteúdo a partir da prestação de serviços de TV por assinatura via protocolo IP (IPTV), com base em plataformas e equipamentos com tecnologia IPTV que permanecerão de propriedade da Companhia e/ou de empresas que detém participação."

O instrumento está sujeito a "implemento das condições precedentes para o fechamento da operação", que serão definidas em contratos definitivos. A operação precisará ser autorizada pelo Juízo da recuperação judicial da Oi, o juiz Fernando Viana, da 7ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Além disso, será submetida ainda à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

No fato relevante, a Oi diz que a operação está em linha com a estratégia de transformação e de desinvestimentos previstos no aditamento do plano da RJ, incluindo a alienação de ativos, passivos e direitos relacionados à área de TV por assinatura. (Colaborou Samuel Possebon). *Com informações Teletime

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato