Ad Code

TV Brasil celebra Dia Internacional do Jazz com programação especial

Divulgação

Para celebrar o Dia Internacional do Jazz, comemorado no dia 30 de abril, a TV Brasil preparou uma programação especial temática dedicada ao estilo musical. 

No sábado (30), o Cena Instrumental exibe às 23h15 o show do Afro Coltrane, em um tributo ao lendário jazzista John Coltrane. Já no domingo (1), à 0h30, o Partituras reúne momentos do programa em que o jazz se encontrou com a música de câmara em orquestras, conjuntos e até mesmo com a Luther College Jazz Orchestra, dos Estados Unidos.

Idealizado pelo baterista argentino Roberto Rutigliano, o Afro Coltrane, atração do Cena Instrumental, é um projeto que homenageia o ícone John Coltrane com arranjos que exploram os ritmos latinos e brasileiros. A performance conta com a participação luxuosa do saxofonista, compositor e arranjador mineiro Nivaldo Ornelas, que já gravou com Milton Nascimento, Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Toninho Horta, entre outros. 

A banda é formada por Antonio Guerra (piano e teclado), pianista premiado pelo festival Mimo; Didac Tiago (percussão), percussionista e diretor do Rio Maracatu; Jefferson Lescowich (contrabaixo), que acompanha o compositor e cantor Dori Caymmi, além de nomes como Marcos Valle, Mauricio Einhorn e Chico Batera; e Roberto Rutigliano (bateria), produtor do grupo. 

O repertório do show gravado com exclusividade para o programa da emissora pública inclui “Jardim América”, “After The Rain”, “Naima”, “Central Park West”, “Lover”, “Like Sonny” e “Giant Steps”.


Durante o Partituras, a produção exibe um recital da Luther College Jazz Orchestra, renomado grupo instrumental universitário norte-americano. A atração musical também leva ao ar espetáculos comandados pelo Quaternaglia Guitar Quartet - quarteto de violões fundado em 1992 em São Paulo -; Diogo Monzo Trio - grupo formado pelo pianista Diogo Monzo, o baterista Di Stéffano e o baixista Bruno Rejan -; e João Carlos Assis Brasil - um dos mais importantes nomes do piano no país. 

Confira abaixo o repertório dedicado ao jazz desta edição especial do programa:

LUTHER COLLEGE JAZZ ORCHESTRA

Black Bottom Stomp – Estilo de Nova Orleans (Ferdinand “Jelly Roll” Morton)

Amad (Duke Ellington e Billy Strayhorn)

Goin’ To Chicago (Count Basie e Jimmy Rushing)

The Peanut Vendor (Moisés Simons)

QUATERNAGLIA GUITAR QUARTET

Danças Sinfônicas de West Side Story – Leonard Bernstein - arranjo Thiago Tavares

Prólogo (Allegro moderato)

Mambo (Meno presto)

Cha-cha (Andantino com grazia)

Meeting Scene (Meno mosso)

Cool Fugue (Allegretto)

Final (Adagio)

DIOGO MONZO TRIO

Ninho de Vespa (Dori Caymmi e Paulo Cézar Pinheiro)

The Dolphin (Luiz Eça)

Bebê (Hermeto Pascoal)

JOÃO CARLOS ASSIS BRASIL

Suíte (Chiquinha Gonzaga)

Asa Branca (Luiz Gonzaga)

O Trenzinho do Caipira (Heitor Villa-Lobos)

Dia Internacional do Jazz 

Celebrado em 30 de abril, o Dia Internacional do Jazz foi criado pela UNESCO em 2011. O objetivo é lembrar a importância do gênero musical e sua contribuição na promoção de diferentes culturas e povos ao longo da história. 

Marcado pela criatividade e improvisação, o jazz está associado à luta pela liberdade e à abolição da escravatura. O estilo musical tem origem nos Estados Unidos, através da comunidade afro-americana no século XIX, tendo se popularizado nas primeiras décadas do século XX. 

New Orleans é reconhecida como a cidade onde nasceu o jazz. Miles Davis, Chet Baker, Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Nina Simone, John Coltrane, Louis Armstrong, Edward Ellington e Dizzy Gillespie são alguns dos grandes nomes deste gênero musical.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code