Ad Code

App TV Brasil Play disponibiliza a série "Ayrton: Retratos e Memórias"

Divulgação 

Em cartaz na telinha da TV Brasil, em exibição especial na primeira semana de maio, com dois episódios diários até sexta (6), às 18h, para homenagear o saudoso piloto Ayrton Senna, que faleceu há 28 anos, em 1º de maio de 1994, a produção documental "Ayrton: Retratos e Memórias" pode ser assistida na íntegra no aplicativo TV Brasil Play. O acesso no formato VoD (vídeo sob demanda) é gratuito e está disponível no site play.ebc.com.br ou por aplicativo de celular para Android e iOS. Clique aqui para assistir.

Com dez edições de 25 minutos, a série traz uma perspectiva intimista, emocionante e reveladora sobre os bastidores da rotina de Ayrton Senna da Silva. Para contar a trajetória e celebrar o legado deixado por ele, o programa reúne cerca de 60 entrevistas com diversas pessoas que conviveram com o piloto.

A atração resgata passagens marcantes da vida e da carreira do atleta que foi um dos maiores ídolos nacionais do esporte. O brasileiro foi tricampeão de Fórmula 1 e morreu novo, com apenas 34 anos de idade, em uma disputa de prova da categoria, após grave acidente durante o Grande Prêmio de San Marino, em Ímola, na Itália.

O fim de semana era agitado para Senna que dirigia um carro surpreendentemente ruim naquela temporada. Durante os treinos livres de sexta, ele se assustou com o acidente quase fatal do compatriota novato Rubens Barrichello. No dia seguinte, o impacto tomou conta de todo o grid com a violenta morte do austríaco Roland Ratzenberger durante o treino oficial de qualificação. 

Senna largou na pole, mas perdeu o controle de sua Williams nas primeiras voltas da corrida enquanto liderava a prova. Ele era perseguido pelo rival da Benetton, o então jovem alemão Michael Schumacher, novo talento que viria a conquistar o seu primeiro título no mundial de pilotos naquele ano.

Após passar reto na curva Tamburello, o carro de Senna se chocou, em alta velocidade, contra o muro de concreto. A trágica batida encerrou a vida do esportista e a esperança de milhares de brasileiros que acordavam cedo nas manhãs de domingo apenas para acompanhar as conquistas do astro e comemorar vitórias, recordes e títulos em autódromos como o de Mônaco.

Parceiros e adversários relatam convívio

Desde segunda (2), a programação da TV Brasil apresenta duas edições consecutivas do programa, às 18h, em tributo ao genial piloto. Os episódios já estão no app TV Brasil para o público conferir quantas vezes quiser.

A sequência destaca, principalmente, aspectos vividos por Senna fora das pistas. A produção é inspirada na obra do jornalista Ernesto Rodrigues, também biógrafo do atleta. Ele transforma as páginas de seu livro e recupera momentos pessoais e feitos da carreira profissional de Ayrton Senna.

Para redigir o título literário e, depois, dirigir a série, o autor entrevistou pilotos e ex-pilotos, correspondentes internacionais, pessoas que trabalhavam diretamente com Senna, artistas e personalidades da mídia.

Amigos, admiradores e companheiros de pista recordam histórias curiosas e divertidas. O arquivo é enriquecido com imagens de acervo em alta resolução de diversos acontecimentos expressivos, além de bastidores do cotidiano fora do circo da Fórmula-1. Dono de uma personalidade forte, o brasileiro fez história no país e é lembrado até hoje por fãs em todo o mundo.

Competitivo por natureza e obstinado por ganhar disputas, Senna marcou época e sua garra e talento atravessam gerações. O público hoje em dia pode conferir nas redes sociais trechos de provas com manobras espantosas e ultrapassagens incríveis que fizeram o fechado mundo da categoria se render à emoção de suas conquistas.

Com técnica, perspicácia e dedicação, o piloto transformou o modo como o brasileiro assistia a corridas. Semanalmente o público aguardava ansiosamente para que aquele jovem levantasse os braços e, dentro de seu carro, segurasse a bandeira do país que tremulava ao som da canção da vitória e, no pódio, vibrasse ao cantar o hino nacional.

Duelos com rivais que marcaram a vida de Senna

A produção resgata o começo da carreira no kart e a enorme percepção que Senna tinha nas pistas de corrida. A habilidade e o arrojo para manobras arriscadas eram características que marcam o estilo de pilotagem do brasileiro que tinha fixação em ser o melhor.

As passagens marcantes por Toleman, Lotus e McLaren têm destaque. As desavenças com o também brasileiro Nelson Piquet e a relação conturbada com alguns companheiros de equipe são lembradas. A rivalidade com o francês Alain Prost era acirrada e Senna se superava na competição para vencer o adversário.

A série ainda fala sobre a amizade de Senna com o piloto austríaco Gerhard Berger. O surgimento de novos adversários é tratado ao mostrar a tensão do homenageado em sua temporada derradeira pela categoria, na até então vitoriosa Williams, com o surgimento do promissor Michael Schumacher.

Pessoas próximas de Senna como o narrador Galvão Bueno, o preparador Nuno Cobra, a cabeleireira Walderez e a assessora de imprensa Beatriz Assumpção reconstituem aspectos de sua vida na intimidade e nos relacionamentos com Xuxa e Adriane Galisteu. Um dos destaques também era o sonho que Ayrton nutria de pilotar pela equipe Ferrari em que desejava encerrar a vitoriosa carreira.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code