Léa Garcia conta sua história hoje, dia 13, no 'Conversa com Bial'

Divulgação Globo

Hoje, dia 13, o 'Conversa com Bial' exibe um encontro presencial de Pedro Bial com a atriz Léa Garcia no Teatro do Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. Figura histórica do teatro negro no Brasil, Léa iniciou a carreira no Teatro Experimental do Negro (TEM) – companhia fundada por Abdias do Nascimento, artista e ativista pelos direitos civis da população negra – em 1952, com apenas 19 anos. No programa, fala sobre suas origens e a trajetória no teatro, TV e cinema.
 
Léa compartilha o sentimento ao subir no palco de um teatro pela primeira vez: “No momento que eu pisei no teatro eu senti que realmente era a profissão da minha vida, era o que eu queria ser para o resto da vida, até morrer”, e explica como busca trazer uma reflexão por meio do papel de atriz acerca da imagem de mulher negra: “Eu sou uma atriz que tem consciência dessa questão [...] e faço trabalhos que são me apresentados algumas vezes de forma bastante estereotipada, mas procuro trazer para o grande público, em especial para o público negro, a minha mensagem, seja através de um olhar, um gesto, tentando desmistificar o estereótipo”.
 
O programa conjuga conversa e imagens de arquivo, passando por papéis importantes já interpretados por Léa no cinema, como em “Orfeu Negro”, que lhe rendeu indicação à categoria de melhor interpretação feminina pelo Festival de Cannes em 1957; na novela “Escrava Isaura”, de 1975; e a série de projetos com a atriz Ruth de Souza.
 
Agora, após 70 anos de carreira, Léa retorna ao teatro com a peça “A Vida não é Justa”, baseada no livro homônimo de Andrea Pachá, com direção de Tonico Pereira, e em que contracena com o ator Emiliano Queiroz. Ela também está no longa "O Pai da Rita", dirigido por Joel Zito Araújo e produzido pela Globo Filmes, que estreia nos cinemas no próximo dia 19.
 
Com direção artística de Monica Almeida, o ‘Conversa com Bial’ vai ao ar na TV Globo de segunda a sexta, após o ‘Jornal da Globo’. O programa também é exibido no canal internacional da Globo e em simulcast no Globoplay. As entrevistas também podem ser acompanhadas no podcast ‘Conversa com Bial’, disponível no Globoplay ou em qualquer plataforma de áudio.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato