Ad Code

Léa Garcia conta sua história hoje, dia 13, no 'Conversa com Bial'

Divulgação Globo

Hoje, dia 13, o 'Conversa com Bial' exibe um encontro presencial de Pedro Bial com a atriz Léa Garcia no Teatro do Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. Figura histórica do teatro negro no Brasil, Léa iniciou a carreira no Teatro Experimental do Negro (TEM) – companhia fundada por Abdias do Nascimento, artista e ativista pelos direitos civis da população negra – em 1952, com apenas 19 anos. No programa, fala sobre suas origens e a trajetória no teatro, TV e cinema.
 
Léa compartilha o sentimento ao subir no palco de um teatro pela primeira vez: “No momento que eu pisei no teatro eu senti que realmente era a profissão da minha vida, era o que eu queria ser para o resto da vida, até morrer”, e explica como busca trazer uma reflexão por meio do papel de atriz acerca da imagem de mulher negra: “Eu sou uma atriz que tem consciência dessa questão [...] e faço trabalhos que são me apresentados algumas vezes de forma bastante estereotipada, mas procuro trazer para o grande público, em especial para o público negro, a minha mensagem, seja através de um olhar, um gesto, tentando desmistificar o estereótipo”.
 
O programa conjuga conversa e imagens de arquivo, passando por papéis importantes já interpretados por Léa no cinema, como em “Orfeu Negro”, que lhe rendeu indicação à categoria de melhor interpretação feminina pelo Festival de Cannes em 1957; na novela “Escrava Isaura”, de 1975; e a série de projetos com a atriz Ruth de Souza.
 
Agora, após 70 anos de carreira, Léa retorna ao teatro com a peça “A Vida não é Justa”, baseada no livro homônimo de Andrea Pachá, com direção de Tonico Pereira, e em que contracena com o ator Emiliano Queiroz. Ela também está no longa "O Pai da Rita", dirigido por Joel Zito Araújo e produzido pela Globo Filmes, que estreia nos cinemas no próximo dia 19.
 
Com direção artística de Monica Almeida, o ‘Conversa com Bial’ vai ao ar na TV Globo de segunda a sexta, após o ‘Jornal da Globo’. O programa também é exibido no canal internacional da Globo e em simulcast no Globoplay. As entrevistas também podem ser acompanhadas no podcast ‘Conversa com Bial’, disponível no Globoplay ou em qualquer plataforma de áudio.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code