Ad Code

Maíra Liguori fala da economia do cuidado no ''CNN Nosso Mundo”

Divulgação

A jornalista e publicitária Maíra Liguori, co-fundadora da consultoria Think Eva e da ONG Think Olga, fala no  ''CNN Nosso Mundo'' deste sábado, 07 de maio (23h45), sobre economia do cuidado. O termo está relacionado com o trabalho de dedicação à sobrevivência, ao bem-estar e à educação de pessoas, assim como a manutenção do meio em que elas estão inseridas.  

A atividade é realizada, principalmente, pelas mulheres em casa, sem remuneração. “Se as mulheres não tivessem em casa cuidando, o mundo teria que se organizar de uma maneira completamente diferente e a economia também”, alerta Maíra. 

Estudo feito pela Think Olga demonstra que a economia do cuidado equivale a 11% do Produto Interno Bruto do Brasil. Relatório da ONG OXFAM mostra que mulheres e meninas ao redor do mundo dedicam 12,5 bilhões de horas por dia ao trabalho de cuidado não remunerado, correspondente a pelo menos US$ 10,8 trilhões por ano à economia global, três vezes o valor da indústria de tecnologia do mundo.

No debate com as apresentadoras Glória Vanique, Letícia Vidica, Rita Wu e Lia Bock, Maíra Liguori fala sobre desvalorização e invisibilidade. “Se o trabalho não é visto, o planejamento desse trabalho é menos visto ainda. Você ter que pensar em descongelar a comida que vai ser feita amanhã, é algo que nos consome tempo e energia”, afirma. 

O episódio também aborda possíveis soluções, como a divisão das tarefas entre homens e mulheres.“Há um processo de transformação que não é de agora e essa geração atual está mais exposta ao debate, aos conceitos, sobre economia do cuidado, ” pondera.

Para o futuro do setor, Maíra Liguori faz uma reflexão: “A gente vai querer indexar o cuidado na economia ou a gente vai querer indexar o cuidado na sociedade? Faz muito mais sentido a segunda opção”, conclui. 

O programa “CNN Nosso Mundo” é exibido aos sábados, às 23h45, pela CNN Brasil.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code