Ad Code

O piseiro, ritmo musical que ganhou o país, é tema do 'Conversa com Bial' desta terça

Divulgação Globo

O 'Conversa com Bial' de hoje, dia 03, traz dois expoentes do piseiro, ritmo derivado do forró, que ganhou o Brasil. Vitor Fernandes e João Gomes contam a Pedro Bial suas experiências com o estilo musical, desde crianças; a criação que tiveram no interior, ambos de Pernambuco; a cultura da agricultura e da vaquejada; e, claro, suas histórias de carreira até se tornarem um fenômeno.
 
João explica o ritmo, e o descreve como ‘neto do forró’: “O forró começou com Luiz Gonzaga, com zabumba, sanfona e triângulo, depois estrou a bateria [...]. A gente sempre escutou piseiro, desde guri. Quando íamos nas festas lá no interior do sertão, quando achava um cantor que tocava teclado, a festa estava feita”, diz. O cantor também compõe, e atribui o gosto pela escrita à leitura, incentivada por sua mãe: “Minha mãe era cozinheira, fazia de tudo um pouco. Ela trabalhava na casa de um juiz e queria que eu fosse um cara como ele. Ela via que ele lia muito, e queria que eu lesse também [...]. Quando eu chegava num sebo, não tinha sensação melhor”, diz.
 
Vitor, que leva o título de “Rei do Piseiro”, compartilha o caminho percorrido antes de alcançar o sucesso que tem hoje: “Sempre cantei, desde guri. Trabalhava na roça cantando. Minha família me apoiava e me apoia até hoje. Quando as coisas começaram a melhorar, em 2016, gravei meu primeiro CD, que era de arrocha, não de piseiro [...], e não fluiu. Como brasileiro é sempre persistente, gravei outro, e não fluiu. Fui gravando até que em 2019 acertei na música ‘Bebe e Vem Me Procurar’, com Wesley Safadão”, conta. A música se tornou o primeiro hit de Vitor.
 
Com direção artística de Monica Almeida, o ‘Conversa com Bial’ vai ao ar na TV Globo de segunda a sexta, após o ‘Jornal da Globo’. O programa também é exibido no canal internacional da Globo e em simulcast no Globoplay. As entrevistas também podem ser acompanhadas no podcast ‘Conversa com Bial’, disponível no Globoplay ou em qualquer plataforma de áudio.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code