Série documental "Onde está o cinema brasileiro" estreia no Prime Box Brazil

Divulgação

Em um país onde produzir e viver da arte é uma tarefa desafiadora, o que motiva cineastas, produtores e artistas a apostar no cinema independente? Este é o questionamento estrutural da série documental ''Onde está o cinema brasileiro?'', que estreia dia 1 de junho no Prime Box Brazil. Disponível na maioria das operadoras de televisão por assinatura, o canal pode ser acessado também, ao vivo, pela plataforma de streaming Box Brazil Play.

Com linguagem dinâmica e de meta-cinema, a série percorre o circuito de festivais de cinema independente brasileiro, apresentando um panorama da nossa produção audiovisual e estabelecendo as relações dialéticas entre os filmes, seus realizadores e os territórios de exibição e difusão das obras.

Através de conversas com cineastas, produtores e o público que consome o cinema autoral no país, a série revela, para além da realidade e dos desafios de produzir cinema de forma independente, a comunidade que se estrutura em torno desta indústria, e que fomenta a economia e a vida cultural das cidades onde são realizados os festivais.

Em sua primeira temporada, o foco da produção é direcionado ao nordeste, com visitas aos festivais de São Miguel do Gostoso (RN), João Pessoa (PB), Fortaleza (CE), Triunfo (PE), São Luiz (MA), Taquaritinga do Norte (PE), Penedo (AL) e Natal (RN). Entre os realizadores entrevistados, estão grandes nomes do cinema independente nacional, como Jean-Claude Bernadet, Walter Carvalho, Sebastião Carvalho, Aly Muritiba, Rosemberg Cariry, Ramiro Azevedo, entre muitos outros.

"Esta série compõe um grande panorama da indústria audiovisual que o Prime Box Brazil vem fazendo ao longo dos últimos anos, através de projetos que selecionamos para serem produzidos com recursos do FSA. Me refiro a conteúdos que falam sobre diretores, roteiristas, equipe técnica, produções regionais, cinema de baixo orçamento, diversidade sexual no cinema, cinema de horror, bastidores de grandes obras do cinema nacional, etc. E agora, ONDE ESTÁ O CINEMA BRASILEIRO? apresenta ao público do canal a dinâmica dos festivais de cinema independente. São nestes espaços que uma parte significativa da produção cinematográfica brasileira é exibida, pensada e debatida", afirmou Ramiro Azevedo, diretor do canal.

Confira as sinopses:

EPISÓDIO 01 - 5ª Mostra de Gostoso - São MIguel do Gostoso/RN

Em um lugar paradisíaco iniciamos a série "Onde está o cinema brasileiro?", na 5ª Mostra de Cinema de Gostoso. Aqui, encontramos cineastas de várias partes do Brasil, que tiveram a oportunidade de apresentar suas histórias num cinema ao ar livre, com pé na areia e a lua como convidada para a sessão. Durante cinco dias a população da pequena São Miguel do Gostoso, no litoral do Rio Grande do Norte, e seus visitantes assistiram longas e curtas metragens com histórias de pessoas comuns assim como elas. 

EPISÓDIO 02 - 13º Fest Aruanda - João Pessoa/PB

Neste episódio o festival acontece em uma sala de cinema, num shopping da cidade de João Pessoa, trazendo cineastas de renome como Walter Carvalho e Rosemberg Cariry, é no 13º FestAruanda que nossa série conversa com realizadores do sudeste e do nordeste do Brasil. Eles falaram de suas experiências no fazer cinema de ontem, de hoje e do futuro, porque mesmo o mais experiente cineasta está sempre aberto para as possibilidades narrativas e estéticas da linguagem audiovisual. Além dos nomes já citados, encontramos também com Cristiano Burlan, Sussana Lira, Torquato Joel, Katia Mesel, Bertran Lira, o ilustre Jean Claude Bernardet, e claro, o público e as histórias em grande tela. 

EPISÓDIO 03 - 12º Curta Taquary - Taquaritinga do Norte/PE

Uma sessão de cinema ao ar livre, em praça pública, para todos e todas. Esse é o episodio que apresenta o Curta Taquary, o festival de cinema de Taquaritinga do norte, pequena cidade do interior de Pernambuco, que é considerado um dos mais importantes festivais de curta do pais. Nesse clima pitoresco fomos recebidos por Alexandre Soares, idealizador e coordenador do festival, que há mais de 10 anos reune na cidade realizadores do Brasil e da América latina, trazendo o cinema independente para a população de sua cidade. Aqui vimos filmes revelando a força feminina de histórias de mulheres contada por realizadoras mulheres como a "A parteira" de Catarina Doolan, "Entremarés" de Anna Andrade, "Onze minutos" de Hilda Lopes, e "Menina não solta pum" da jovem cineasta Ayodele Gathoni. Além dos sensíveis filmes do projeto Cinema Instantâneo (Antonio Fargoni e Tiago A.Neves), completando a lista trabalho do documentarista Marlom Meireles e do pesquisador e realizador Marcelo Ikeda. Encontros que deixaram o gostinho de quero mais.

EPISÓDIO 04 - 29º Cine Ceará - Festival Ibera americano de Cinema - Fortaleza

Numa capital litorânea do nordeste, em um cinema de rua no meio de uma praça, é nesse cenário que a nossa equipe chega e começa a registrar mais um episódio da nossa série. Chegamos ao 29º Cine Ceará, em Fortaleza. Aqui os encontros foram diversos, com novos realizadores como os jovens de Alagoas Ulisses Arthur e Thamires Vieira, e a documentarista Mirrah Iañez, com a experiência dos produtores da Carnaval Filmes (Nara Aragão e João Vieira Jr) e da cineasta Betse de Paula, passando pela crítica do Cine Vitor e o talento da nossa atriz e cineasta Marcélia Cartaxo. O Cine Ceará apresentou filmes exibidos num espaço com áurea dos antigos cinemas, uma experiência singular, para os realizadores e o público. 

EPISÓDIO 05 - 12º Festival de cinema de Triunfo - PE

Um festival de cinema com clima europeu no meio do interior do nordeste, com direito a frio de 15 graus. Ele existe, é o Festival de Cinema de Triunfo, em Pernambuco. Realizado em um cine teatro com a arquitetura réplica de um cinema de Paris, o festival convida visitantes e moradores a conhecer o cinema brasileiro durante uma semana. Neste episódio tivemos um contato especial com o território e a cultura, muito bem apresentado pelos anfitriões Seu Sebastião e a historiadora Diana, moradores de Triunfo. Além, claro, dos filmes, obras potentes e sensíveis como a produção da cineasta indígena Graci Guarani, das pernambucanas Jaqueline Farias e Laura Martinez, do diretor de filme de gênero Arthur Lins, do criativo cineasta paraibano Kennel Rogis, e as falas da organização do festival por Luciana Poncioni e a curadora Priscila Urpia. No acender e apagar das luzes no set e na sala de cinema nos deliciamos com o Festival de Cinema de Triunfo. 

EPISÓDIO 06 - 42º Guarnicê de Cinema - MAranhão/MA

A viagem mais longa que fizemos, dois dias de estrada para chegarmos em São Luiz do Maranhão e conhecer um dos mais antigos festivais de cinema do país. Neste episódio encontraremos realizadores no 42º Festival Guarnicê de Cinema. Começamos nossa conversa com o renomado roteirista Di Moretti, que nos contou como o cinema chegou em sua vida. Daí seguiram os papos com a jovem cineasta e atriz Patrícia de Aquino, os experientes diretores Cristiano Requião e Aly Muritiba, e o jovem revelação do cinema maranhense, o ator e cineasta Al Danuzio. Uma viagem pela cultura destacada nos prédios e nas danças folclóricas do Maranhão, e acima de tudo, pelas histórias em tela que o cinema nos revela. É o cinema independente brasileiro em exibição pelos cantos do nordeste. 

EPISÓDIO 07 - 12º Circuito Penedo de Cinema - Penedo /AL

Aportamos no Circuito Penedo de Cinema, no estado de Alagoas, nosso sétimo festival. Aqui o encontro com o cinema também nos levou às margens do velho Chico, o maior rio do nordeste que banha a cidade de Penedo, onde há mais de 40 anos o cinema brasileiro apresenta histórias à população local. Nesse episódio encontramos com jovens cineastas que produzem filmes no interior do Brasil, revelando ao mundo filmes universais que partem de cidades pequenas de Pernambuco, da Bahia e de São Paulo, e também passam pelas capitais do Rio Grande do Norte e do Rio de Janeiro, histórias potencializadas pela sétima arte.  

EPISÓDIO 08 - 10º Goiamum Audiovisual - Seminário Mercado Audiovisual

Onde está o cinema brasileiro? está chegando ao seu último episódio, e neste estamos em casa, na cidade do Natal, para mostrar o Goiamum audiovisual, principal festival de cinema do RN, que este ano acontece de uma forma diferente. Por falta de recurso a organização realizou apenas o Seminário Mercado do audiovisual, trazendo profissionais e suas experiências mostrando como a economia criativa do audiovisual gera mercado. E para fechar a temporada, fazemos uma síntese de como foi a série, que nos apresentou lugares, telas, rostos, histórias que o cinema nos permitiu conhecer. Assim encerramos a primeira temporada de nossa série que buscou encontrar o cinema independente brasileiro nos mais diversos territórios do nosso vasto nordeste.  

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato