TV Cultura reapresenta Auto do Brasil em homenagem a Aldir Blanc

Divulgação/Nadja Kouchi

Neste sábado (14/5), às 22h, a TV Cultura reapresenta o especial Auto do Brasil. A produção homenageia a grandiosidade e o talento de um dos maiores compositores brasileiros, Aldir Blanc, que faleceu há dois anos, em maio de 2020, vítima de Covid-19.
 
O musical Auto do Brasil conta a história de um menino negro periférico - num país que tem 56% de sua população negra -, por meio de 15 músicas, grande parte do álbum Tiro de Misericórdia, sendo 14 delas em parceria de Aldir com João Bosco. A produção tem ainda a participação de 12 dançarinos coreografados pela baiana Tainara Cerqueira.
 
Com clara inspiração no filme Carmen, de Carlos Saura, Auto do Brasil começa como se fosse apenas um ensaio, e aos poucos vai dando lugar à obra pronta, algumas vezes sem que o expectador perceba. A sala de aula de dança dá lugar ao terreiro de candomblé onde nasce o protagonista. A saga desse herói passa pela infância, adolescência, a descoberta da boemia, o jogo, o amor, até que é obrigado a encarar de frente as desilusões, o racismo, a intolerância, a perda, a dor, a injustiça e a morte. Nada diferente da vida real de milhões de brasileiros que em 2021 estão obrigados a viver à margem da sociedade.

A coreografia de Tainara passa pela dança afro, samba, bolero, tango e até sapateado, como não poderia deixar de ser quando se trata de mostrar a cultura de um país tão eclético e diversificado nas suas expressões artísticas.

Na trilha, com interpretações brilhantes de João Bosco e Elis Regina, tem também em alguns momentos a participação ao vivo do elenco em coro.
 
A direção do especial foi feita a seis mãos: Adriana Couto, Alberto Pereira Jr. e Joyme Nakayama. Marcio Macena assina a direção cênica, Tainara Cerqueira é a coreógrafa, e Laíze Câmara é editora e finalizadora.

Sebastião Salgado e Portinari
 
O fotógrafo Sebastião Salgado liberou imagens que integram o especial Auto do Brasil, que ainda conta com obras de Portinari estampadas em meio às coreografias e musicais.
 
Tecnologia de Cinema

A TV Cultura foi a primeira emissora do Brasil a usar duas tecnologias de cinema em sua programação, no Auto do Brasil, baseado na obra de Aldir Blanc. A transmissão foi feita com HDR, que permite cores mais vibrantes e realistas, e o áudio Dolby Atmos, que proporciona uma experiência mais imersiva, deixando a transmissão com áudio de cinema.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato