Ad Code

''Jornadas Culinárias'' apresenta delícias de Noskort e Cascais

Divulgação

O mar é a figura central no ''Jornadas Culturais'' deste sábado, 11 de junho (21h45), que vai de Noskort (Noruega) a Cascais (Portugal). O episódio apresenta dois expoentes de duas cozinhas muito diferentes: a escandinava, representada pelo norueguês Esben Holmboe Bang, e a portuguesa, por meio das receitas de José Avillez.

Esben Holmboe Bang viaja da capital norueguesa, Oslo, à vila de pescadores Noskort, onde vivem apenas 60 pessoas. No coração do Círculo Polar Ártico, o chef estrelado explora os mares para mostrar que a Escandinávia tem riquezas únicas. Acompanhado de moradores locais, ele navega em busca da chamada “grande vieira”, a maior entre as variedades da Noruega, e que só é encontrada nas águas gélidas do Norte. Do frescor desses produtos às tradições de usar o sal para conservação dos peixes, ele segue a rota costeira que é utilizada desde a Era Viking, para descobrir um jeito de fazer o bacalhau que está se perdendo.

Do clima polar às ruas ensolaradas à beira do rio Tejo, a jornada segue por uma Portugal que se prepara para  uma das celebrações mais importantes do ano: a festa de Santo Antônio. Uma comemoração sempre acompanhada de um banquete que tem a sardinha como estrela do menu. Não custa lembrar que a relação do país com o mar é histórica, desde a era das Grandes Navegações. O estrelado chef José Avillez viaja de Lisboa a Cascais para acompanhar as tradições dos pescadores que lidam, nessa época do ano, com uma demanda ainda maior. Ele aproveita a época festiva para reinventar pratos tradicionais portugueses utilizando os tesouros oferecidos pelo oceano.

A série internacional “Jornadas Culinárias" é exibida aos sábados (21h45), pela CNN Brasil.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code