Ad Code

Liberação da maconha para uso medicinal é tema do ''CNN Nosso Mundo''

Divulgação

O ''CNN Nosso Mundo'' deste sábado, 04 de junho (23h45) debate o Projeto de Lei 399, que trata da liberação do uso medicinal da cannabis no Brasil. A convidada é a Patrícia Villela Marino, presidente do Instituto Humanitas 360, que participou do Regenerative Cannabis Live, evento na ONU para discutir os impactos da indústria da cannabis na Agenda global 2030. 

Patrícia fala com  Elisa Veeck, Letícia Vidica e Lia Bock sobre como o mercado da cannabis pode impulsionar uma sociedade regenerativa na busca pela diversidade, equidade e inclusão. Ela aponta vantagens da liberação da maconha como medicamento: “A planta tem 25 mil utilidades diretas e indiretas que faz um país ter uma economia mais ou menos competitiva”. Segundo Patrícia, o projeto de lei é um bom começo, porque é preciso criar um marco legal sobre a matéria. 

“Falta conhecimento por parte da população de como é o acesso médico e como esse médico foi preparado para fazer a prescrição.”

“Eu não sou médica. Mas, caso fosse, entre prescrever algo cujas pesquisas já demonstram grande propriedade terapêutica e curativa sem efeitos colaterais, eu teria mais medo de prescrever os opiáceos, que já são uma epidemia lá fora

 e começam a ser uma epidemia aqui”, afirma Patrícia.  Ela alerta que,“se não formos estratégicos, grande parte da população vai padecer, seja no seu próprio físico ou na dor de ver quem ama sofrendo ou até mesmo no orçamento doméstico”. A executiva ressalta que é preciso fazer um exercício de empatia e compaixão. “Não precisamos que o problema chegue na nossa casa para entender que brasileiros e brasileiras são nossos familiares. Isso já deveria ser suficiente para fazermos essa reflexão e estender a nossa capacidade de amar uns aos outros”, lembra.

Patrícia afirma, ainda, que falta conhecimento por parte da população de como é o acesso médico e como esse médico foi preparado para fazer a prescrição. “Há um esforço muito grande de um letramento dos profissionais da saúde. Precisamos entender como essa planta fala com o corpo humano”, opina.   

O ''CNN Nosso Mundo'' vai ao ar aos sábados, às 23h45, pela CNN Brasil.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code