Os sanfoneiros Tarcísio do Acordeon e Targino Gordim comentam e tocam clássicos juninos no 'Conversa com Bial'

Divulgação Globo

Como hoje é sexta-feira de São João, a temática do 'Conversa com Bial' não poderia ser outra. Pedro Bial comanda um giro por uma das culturas que mais figuram a identidade brasileira acompanhado de dois fortes representantes: os sanfoneiros Tarcísio do Acordeon e Targino Gordim. 
 
Ambos nordestinos - Tarcício do Ceará e Targino de Pernambuco -, reforçam a importância das comemorações juninas para a região. “Para todo nordestino a melhor época do ano é São João. É o tempinho do frio, das fogueiras, das festas, é uma coisa maravilhosa”, comenta Tarcício.
 
Como não poderia ser diferente, eles valorizam os elementos que constituem a data, como o pau de sebo e o assunto religioso, além do importante papel da música, referenciando nomes como Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Sivuca e Gonzaguinha. “Dominguinhos, para mim, é o melhor sanfoneiro do mundo. Ele era diferente, muito genial. Minha recordação dele era sempre viajando, fazendo shows, aquela ligação com a obra de Luiz Gonzaga, mas ele não ficou limitado a isso. Costumo dizer que ele transformou a história da sanfona”, comenta Targino.
 
Os sanfoneiros compartilham suas histórias de iniciação no instrumento, e Tarcísio explica a complexidade: “Na verdade a sanfona é três instrumentos em um só. De um lado é um piano, do outro um baixo e é também um instrumento de sofro, vamos dizer assim, porque a sanfona exige fôlego”. Targino complementa: “A sanfona é na verdade um instrumento de sopro mesmo, porque ela foi baseada num instrumento de sopro chinês chamado Cheng”. Juntos, tocam e cantam clássicos de quadrilha, como “Festa do Milho”, “Eu Vou Soltar Foguete, Eu Vou Soltar Balão”, “Xote das Meninas”, “Asa Branca”, “Só Quero um Xodó” e “Esperando na Janela”.
 
Com direção artística de Monica Almeida, o ‘Conversa com Bial’ vai ao ar na TV Globo de segunda a sexta, após o ‘Jornal da Globo’. O programa também é exibido no canal internacional da Globo e em simulcast no Globoplay. As entrevistas também podem ser acompanhadas no podcast ‘Conversa com Bial’, disponível no Globoplay ou em qualquer plataforma de áudio.

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato