Ad Code

Os sanfoneiros Tarcísio do Acordeon e Targino Gordim comentam e tocam clássicos juninos no 'Conversa com Bial'

Divulgação Globo

Como hoje é sexta-feira de São João, a temática do 'Conversa com Bial' não poderia ser outra. Pedro Bial comanda um giro por uma das culturas que mais figuram a identidade brasileira acompanhado de dois fortes representantes: os sanfoneiros Tarcísio do Acordeon e Targino Gordim. 
 
Ambos nordestinos - Tarcício do Ceará e Targino de Pernambuco -, reforçam a importância das comemorações juninas para a região. “Para todo nordestino a melhor época do ano é São João. É o tempinho do frio, das fogueiras, das festas, é uma coisa maravilhosa”, comenta Tarcício.
 
Como não poderia ser diferente, eles valorizam os elementos que constituem a data, como o pau de sebo e o assunto religioso, além do importante papel da música, referenciando nomes como Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Sivuca e Gonzaguinha. “Dominguinhos, para mim, é o melhor sanfoneiro do mundo. Ele era diferente, muito genial. Minha recordação dele era sempre viajando, fazendo shows, aquela ligação com a obra de Luiz Gonzaga, mas ele não ficou limitado a isso. Costumo dizer que ele transformou a história da sanfona”, comenta Targino.
 
Os sanfoneiros compartilham suas histórias de iniciação no instrumento, e Tarcísio explica a complexidade: “Na verdade a sanfona é três instrumentos em um só. De um lado é um piano, do outro um baixo e é também um instrumento de sofro, vamos dizer assim, porque a sanfona exige fôlego”. Targino complementa: “A sanfona é na verdade um instrumento de sopro mesmo, porque ela foi baseada num instrumento de sopro chinês chamado Cheng”. Juntos, tocam e cantam clássicos de quadrilha, como “Festa do Milho”, “Eu Vou Soltar Foguete, Eu Vou Soltar Balão”, “Xote das Meninas”, “Asa Branca”, “Só Quero um Xodó” e “Esperando na Janela”.
 
Com direção artística de Monica Almeida, o ‘Conversa com Bial’ vai ao ar na TV Globo de segunda a sexta, após o ‘Jornal da Globo’. O programa também é exibido no canal internacional da Globo e em simulcast no Globoplay. As entrevistas também podem ser acompanhadas no podcast ‘Conversa com Bial’, disponível no Globoplay ou em qualquer plataforma de áudio.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code