Ad Code

CNN Brasil contrata economista Aod Cunha de Moraes Jr.

Divulgação

A CNN Brasil anuncia a contratação de Aod Cunha de Moraes Jr. para expandir as análises sobre o cenário econômico em seus principais telejornais. O economista é professor de pós-graduação em Finanças, Investimentos e Banking da PUC-RS e conselheiro de administração de empresas como Grupo Vibra, Agibank e Atiaia Energia. 

Ele foi sócio do Banco BTG Pactual, fez parte da equipe do Banco Mundial, foi diretor do JP Morgan, além de secretário da Fazenda do RS no período de 2007 a 2009, quando teve destaque por realizar o ajuste fiscal que zerou o déficit orçamentário do governo. Também no estado gaúcho, o ex-secretário presidiu a Fundação de Economia e Estatística e o Conselho de Administração do Banrisul. Pelos trabalhos desenvolvidos, recebeu os prêmios do Tesouro Nacional e da Associação Brasileira de Mercado de Capitais.

Sobre o desafio de se tornar comentarista econômico da CNN Brasil, o executivo é enfático ao dizer que abordará temas de sua área de formação e que, portanto, se sente muito à vontade. “Eu sou um macroeconomista que atuou mais na área de Finanças e, sendo assim, as análises sempre fizeram parte da minha carreira. Ou seja, é o que caracteriza meu trabalho. Acredito que o fato de ter atuado em muitos segmentos tanto do setor público quanto do privado me deu experiência para essa nova empreitada.”, explica Moraes Jr.

Aod Cunha de Moraes Jr. vai se concentrar em temas relacionados aos cenários globais, especialmente nos mercados estadunidense, europeu e chinês, relacionando como eles afetam a economia brasileira e da América Latina em geral. Os temas da nossa conjuntura (Banco Central, taxa de juros, crescimento, políticas monetária, fiscal e tributária entre outros) também estarão em seu radar.

Quanto ao cenário atual, o especialista adianta: “O Brasil precisa superar o desafio de crescer mais e de uma maneira sustentável. Atualmente, cresce menos que o mundo faz 40 anos e isso em todas as décadas, mesmo quando teve o boom de commodities no começo dos anos 2000. A explicação é que somos um país que tem baixa produtividade há muito tempo. Então, para mim, esse é o ‘x’ do problema, independente do partido que ganhar as eleições. Sistematicamente, nós estamos tendo esse entrave com o agravante de sermos extremamente desiguais, o que torna essa questão ainda mais urgente no sentido de que interfere no desafio social também”.

O especialista estreia em 20 de agosto e estará sempre às quartas-feiras no CNN Money (ao vivo, às 6h15).

Ele se junta ao time do canal, que soma 14 personalidades brasileiras, referências em suas áreas, que aprofundam temas importantes para a sociedade brasileira oferecendo as melhores análises para a população. Fazem parte do time de especialistas da CNN Brasil: Alexandre Schwartsman – economia; João Carlos Martins – cultura; Nina Silva – empreendedorismo e diversidade; Antonio Batista da Silva Junior – negócios e gestão; Carmem Perez – economia e agronegócio; Claudia Costin – educação; Daniel Castanho – empresas, gestão e educação; Erika Bechara – meio ambiente; Marcos Fava Neves – economia e agronegócio; Mauricio Pestana – direito e inclusão; Rubens Barbosa – Brasil no mundo; Sergio Vale – economia; Renan Quinalha - direitos humanos e diversidade. 

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code